Oito dicas para conquistar clientes por telefone

5 julho, 2017 4:42 am Publicado por | Deixe um comentário

Conseguir novos clientes não é tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando o atendimento é pelo telefone, já que vender por esse canal requer habilidades extras e específicas. Mas conquistar clientes por telefone não é uma missão impossível, é o que garante Cesar Andreoli, diretor Comercial da Microcamp.

A empresa tem no telemarketing o seu maior trunfo para se manter há 40 anos como referência no ensino de informática no país – 90% das matrículas das escolas Microcamp têm origem em televendas. Por isso, ela pode ensinar grandes lições sobre como conquistar clientes por telefone.

A seguir, confira as dicas que, segundo Andreoli, farão toda a diferença no teleatendimento da sua empresa e ajudarão a aumentar suas vendas por meio desse canal.

8 dicas para conquistar clientes por telefone

conquistar clientes por telefone

1 – Conheça muito bem o perfil do potencial cliente

O diretor Comercial que atua há 35 anos na área de vendas aponta que, para conquistar clientes por telefone, o operador de telemarketing precisa saber com quem está falando, ou seja, tem que conhecer a sua persona.

“É importante conhecer dados como: nome, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, classe social, onde mora. Para isso, é preciso ter uma base de dados muito boa, que forneça essas informações. Com conteúdo para captação de leads, por exemplo, é possível traçar um perfil da persona”, recomenda Andreoli.

2 – Tenha um script muito bem feito  

conquistar clientes por telefoneO especialista destaca ainda que o atendimento por telefone requer perspicácia, raciocínio rápido e agilidade, porque é preciso prender a atenção do cliente nos primeiros 15 segundos de conversa.

Nesse sentido, um script bem elaborado, com frases de efeito para despertar a atenção e o interesse, é fundamental. Esse roteiro orienta o que deve ser falado, como o cliente dever ser tratado, a sequência do assunto e o fechamento“, recomenda Andreoli.

3 – Seja breve, objetivo e assertivo

Ninguém tem tempo a perder, muito menos ao telefone. Para conquistar clientes por telefone é importante ir direto ao ponto, porém, com elegância. Trate o cliente pelo nome, sem intimidade nem formalidade. Seja informal, mas assertivo.

Como? O especialista explica: “Identifique-se, informe o motivo do seu contato e procure despertar o interesse por uma conversa mais aprofundada para que chegue a seu objetivo: o agendamento de uma visita”.

4 – Ofereça vantagens ou benefícios

como conquistar o cliente

Andreoli recomenda que se faça isso logo no início da conversa, depois de se identificar.

A pessoa só vai ter interesse por algo que lhe traga benefícios ou agregue valor.  Diga o que sua empresa pode fazer pelo cliente e mantenha o foco em atender uma necessidade ou desejo dele”, ensina.

5 – Tenha um “garoto-propaganda” que agregue valor

Importantes marcas costumam associar sua imagem a pessoas famosas, que possuem alta empatia e credibilidade. Na hora de conquistar clientes por telefone, isso também é importante.

Se sua empresa tem um garoto-propaganda, valorize isso, use a imagem dele para atrair a atenção do cliente e conquistar sua confiança”, indica Andreoli.

6 – Cuide da comunicação

Ter um timbre de voz agradável, seguro, que transmite bom humor, otimismo e simpatia, falar correta e pausadamente são habilidades imprescindíveis para quem quer conquistar clientes por telefone”, salienta Andreoli.

“Nada pior que um operador que fala errado, usa gírias ou tem vícios de linguagem, como o uso de gerúndio”, frisa.

7 – Conheça muito bem a empresa e o produto/serviço oferecido

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Ter conhecimento profundo é importantíssimo. Não só para oferecer o item em questão, mas se o cliente tiver alguma dúvida ou curiosidade relacionada ao produto, à promoção ou mesmo à empresa, o profissional tem que estar preparado para responder com segurança”, destaca o diretor Comercial.

8 – Agende a visita

Conquistar clientes por telefone também depende de um bom fechamento. Nesse sentido, Andreoli aconselha: não encerre o atendimento sem agendar uma visita.

O agendamento deve acontecer, no máximo, no dia seguinte ao contato. Ofereça três opções de horários (manhã, tarde ou noite), passe o endereço, com referência de localização. Se tiver código de promoção, repasse para o cliente e também informe o nome de quem ele deve procurar na empresa. Isso facilita muito. E lembre-se: em média, 30% dos agendamentos se concretizam, portanto, se a meta é três visitas por dia, agende 10“, recomenda.

Informações e imagens: Assessoria de Comunicação Microcamp

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Este artigo foi escrito porRedação VendaMais


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