Com amor ou sem amor?

Com amor ou sem amor? Se você fosse convidado a ser juiz de um concurso que escolhesse os melhores restaurantes por quilo da sua cidade, como você julgaria esses lugares? Que critérios usaria? Atendimento, qualidade da comida, preço, instalações?

Há alguns anos, criei uma categoria própria para resolver esse problema. É um sistema simples e, pela facilidade e eficiência, sua utilização acabou sendo ampliada para outras áreas. E como isso funciona? Fácil: eu divido os restaurantes por quilo em duas categorias: “com amor” e “sem amor”.

Você já deve ter comido em um lugar sem amor. A comida não é ruim, mas também não é boa. A sobremesa é sempre gelatina de abacaxi. O suco está sempre com muito açúcar, com pouco açúcar ou sem nada de açúcar – nunca no ponto. O café e o atendimento são razoáveis. Entretanto, se isso tudo fosse realmente ruim, o estabelecimento já teria fechado, mas é um daqueles lugares que você olha e diz: “Se eu fosse o dono, mudaria tudo por aqui”.

Você também já deve ter comido em um lugar com amor. A comida é boa, com um tempero especial. As pessoas sorriem, o banheiro é impecável, tudo foi claramente pensado – a decoração, os pratos, os talheres, etc. Você paga a conta, ganha um bombom e sai com a sensação de ter comido bem e de ter sido bem tratado. Ali, as pessoas realmente se importam com você e isso transparece em todos os detalhes.

Com amor ou sem amor: essa é a minha forma de distinguir as empresas, as pessoas que trabalham nela e os líderes. Um funcionário que realiza suas tarefas com amor é sempre mais caprichoso, mais comprometido, mais proativo. Precisa ser treinado, lógico, mas com brilho nos olhos tudo fica mais fácil. Um funcionário sem amor reclama de desmotivação, terceiriza a culpa e não tem iniciativa. A diferença entre os dois é gritante e fácil de ser reconhecida.
           
E a mesma lógica se aplica para empresários, diretores ou gerentes. Todo amor dentro da empresa, na verdade, começa por cima. Se tivermos alguém, em cargo superior, com mentalidade mercenária ou prostituta (sim, essa é a palavra correta), então, obviamente, isso criará um determinado clima e uma maneira de pensar dentro da empresa. Se tivermos alguém que está em um cargo só pelo poder ou pela remuneração, então essa pessoa, muito provavelmente, não pode dizer que o amor faz parte do seu dia a dia. E isso é um problema sério.

Quando comecei a revista VendaMais, achava que estava no ramo editorial. Hoje, vejo que estou no ramo da educação. E o que descobri, assombrado, é que há líderes que não gastam com a educação (treinamento) da equipe sequer o que gastam com o café da empresa (calcule esses valores na sua companhia e depois me conte!).

Durante anos, debati-me com essa questão e finalmente entendi: falta amor. Porque falta amor, também falta atenção, capricho, comprometimento, iniciativa, respeito e competência, criando um círculo vicioso. Se um líder realmente ama sua equipe, ele investe ou não investe nela? Não preciso amar para dar cafezinho… mas, para treinar e educar, eu preciso.
 
Por isso, hoje quero chamar sua atenção para o quanto você tem mostrado à sua equipe esse amor (ou desamor) que tem por ela: quanto você investiu em treinamento este ano? Ou mesmo você, vendedor, quanto investiu em si mesmo, na sua educação, em 2011? Vendedor, na sua carreira, ou líder, com a sua equipe de vendas, vocês estão agindo com amor ou sem amor?

Bem, o fim do ano já está aí, mas ainda dá tempo de fazer alguma coisa, com amor, por sua carreira e/ou por sua equipe – e nós podemos ajudá-lo! Baseado no CHA do vendedor de sucesso, o Treinamentos VendaMais contém 17 módulos inteiramente desenvolvidos para que os profissionais de vendas treinem seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes.

Negociação, Conhecimento de Mercado, Resiliência, Produtos e Serviços, Motivação… esses são alguns dos treinamentos com os quais você pode dar uma prova de amor à sua carreira ou à sua equipe. Ligue para 4004–0174 ou 0300 789–2010 ou envie um e-mail para: [email protected] e conheça um pouco mais sobre os Treinamentos VendaMais!

Abraços e ótima semana!

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br

ARTIGO DA SEMANA

Quais são os segredos do sucesso dos profissionais considerados extraordinários?

Em uma visão geral, sabemos que o mundo globalizado está forçando o profissional moderno a estar em constante evolução. Não há mais espaço para “reclamadores de plantão”. O mercado de trabalho, hoje, principalmente na área de vendas, está exigindo profissionais altamente qualificados e comprometidos com a função que exercem.

O tipo de profissional com “jeitinho brasileiro” ou “bombril” (mil e uma utilidades) estão fora do páreo. Nesses tempos de pressão contínua, só há espaço para o profissional que busca a excelência em tudo aquilo que faz. Para tanto, é necessário que ele seja conhecedor de tudo aquilo que diz respeito à sua área de atuação.

E quais são os principais segredos dos profissionais considerados extraordinários? Confira alguns:

  • Eles procuram manter a mente em um estado altamente positivo, ou seja, não desanimam diante de obstáculos.
  • Sabem usar muito bem o poder da persuasão para ter sempre com quem contar nas horas mais difíceis.
  • Desenvolvem uma coragem fora do comum, porque sabem que, apesar do medo, é preciso seguir em frente.
  • Usam sempre a criatividade para resolver os mais variados problemas que vão surgindo no seu dia a dia profissional.
  • Têm uma autoestima e uma autoconfiança acima da média, duas fortes características desenvolvidas ao longo dos anos.
  • Na maioria das vezes, procuram fazer aquilo que os outros não querem e, por isso, destacam-se com grande facilidade.

Essas, digamos, “fórmulas do sucesso” não são encontradas nos bons profissionais, e sim naqueles que estão sempre buscando se aprimorar e ser excelentes. Para isso, não param de fazer novos cursos, estão sempre participando de feiras, de congressos e de tudo aquilo que pode somar em sua carreira profissional. Além disso, eles usam o marketing pessoal de forma ativa e prudente.

Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial, escritor e palestrante nas áreas de vendas, atendimento, marketing motivacional, liderança e educação. Tem cinco livros lançados no Brasil e no exterior. É coautor dos livros Gigantes das vendas e Gigantes da liderança, ambos publicados pela Editora Quantum.
Visite o site: www.eugeniosales.com.br
E-mail: [email protected]

O texto acima foi publicado na Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas e textos relevantes, práticos e diretos como esse ou, ainda, enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br. Inscreva-se e publique seus artigos, pois os mais bem avaliados garantem um espaço em nosso boletim semanal!

OPINIÃO DO LEITOR

“Caros amigos da VendaMais, boa tarde! Sempre acompanhei com afinco as publicações dessa maravilhosa revista, que, além de ser um ótimo referencial, é, sem dúvida, uma ferramenta fortíssima para quem realmente deseja superar seus limites profissionais. Desde já, obrigado pela cordial atenção por parte de toda a Equipe VendaMais!”
Elifas Moraes Passos
Consultor de Vendas da Aço Nobre Comércio de Ferragens

PARA PENSAR

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo, com mais inteligência”
Henry Ford

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