Coincidência? (Leve vantagem você também…)

Coincidência? (Leve vantagem você também…)

Olá.

Recentemente, o Brasil acompanhou o caso Abilio Diniz e sua para lá de suspeita “boa ação” em relação ao Pão de Açúcar e o Carrefour. Para quem olhou sem cuidado, parecia um brasileiro criando mais uma gigante no setor. Mas a realidade mostra uma manobra mais sórdida, visando uma recompensa de R$4 bilhões e envolvendo um banco federal de fomento, em nome da “soberania nacional”. Quem acompanhou o caso da Proust, na Fórmula 1, sabe que não é a primeira vez que essas “coincidências” acontecem com Diniz.

No governo de Lula, Antonio Palocci foi acusado de ter solicitado a quebra de sigilo bancário de Francenildo ao então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, informações estas que depois, misteriosamente, vazaram. O caso teve muita repercussão, mas não impediu a nova presidente Dilma Rousseff de confiar no ministro e convocá-lo para cuidar da pasta da Casa Civil em seu governo. E aí novas acusações finalmente derrubaram Palocci, dessa vez, por suspeita de ter feito tráfico de influência e por ter sido pego com um patrimônio, digamos, muito mais generoso do que as condições de ministro e ex-deputado poderiam lhe ofertar… Alguém duvida de que no próximo governo ele “ressuscitará” (e muito provavelmente será eleito pelo povo)?

O Corinthians ganha um estádio de presente supostamente porque o Morumbi não tem condições de sediar a Copa do Mundo. O que ninguém pergunta é por que os estádios particulares têm que “se virar nos 30” para arrumar capital para financiar as megalomanias da Fifa, enquanto outros recebem de presente estádios prontinhos (e sem nunca terem investido realmente para tê-los).

É importante também analisar o ótimo relacionamento de Ricardo Teixeira com Aécio Neves… Será que tudo isso é apenas coincidência, ou uma manobra para lá de bem desenhada para que a abertura da Copa aconteça em Minas, e não em São Paulo? Afinal, alguém duvida de que o estádio do Corinthians não ficará pronto a tempo?

Ah, e antes que chovam comentários de corinthianos, acho importante esclarecer que não sou são-paulino nem tenho nada contra o Aécio. Aliás, me revolta a forma como as pessoas se doem pelo futebol, mas pouco ou nada se mexem pela política…

A essa altura, você pode estar se perguntando: “Afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com vendas?”. Olhe à sua volta. Você mesmo já deve ter escutado histórias de vendedores roubando comissões uns dos outros ou criando campanhas que não existem na empresa só para venderem mais. Isso só para citar dois pequenos exemplos de falcatruas em vendas.

Serão só coincidências? Ou reflexo do velho jeito Gerson de agir, afinal, “o importante é ser esperto”, não é mesmo? Como diria a velha propaganda do cigarro Vila Rica, “leve vantagem você também”…

Embasado em histórias como essa, sinto-me tentado a perguntar a você: as pessoas estão ficando mais desonestas? Conte para mim sua história (positiva ou negativa) e suas impressões em relação ao tema honestidade. Como você avalia o universo de vendas nesse quesito? Os melhores depoimentos farão parte de uma das próximas edições da revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$!
Raúl Candeloro

P.S.: sim, nós também falamos de ética na ExpoVendaMais! Venha participar da sexta edição da ExpoVendaMais, que acontece de 17 a 19 de outubro, mês do vendedor, em Curitiba, e debater ao meu lado e de Ricardo Neves, Fernando Lucena, Francisco Britto, Waldez Luiz Ludwig, John Jantsch, Mario Sergio Cortella, Fábio Fiorini e Marcelo Caetano as melhores práticas e ferramentas para planejar melhor, vender mais e aumentar a lucratividade da sua empresa. Entre agora mesmo em contato com a nossa central de atendimento: 4004-0174 (todas as capitais) ou 0300 789-2010 (demais regiões) ou pelo e-mail: [email protected] e garanta a sua vaga nesse evento diferente de tudo o que você já vivenciou.

P.S.2: sua equipe de vendas também tem um encontro marcado com a equipe da VendaMais em breve. No dia 3 de agosto, das 9h às 12h, realizaremos o Treinamentos VendaMais de Iniciativa no Instituto Integração, em São Paulo. Traga seus vendedores para exterminar os sete monstros que impedem um profissional de ter iniciativa. Condições especiais para grupos! Entre em contato conosco através dos telefones ou do e-mail acima. Se preferir, clique aqui para saber mais sobre o Treinamento.

DICA DA SEMANA

10 perguntas para avaliar a sua apresentação

Você está saindo da empresa do cliente, de volta ao escritório, ou sentado em casa à noite. Tome um tempo para avaliar os contatos que fez com clientes durante o dia, mentalmente ou tomando notas, para referência futura:

  1. Envolvi o cliente?
  2. Fiz as perguntas certas?
  3. Dei exemplos?
  4. Perguntei sobre as necessidades do cliente e tratei delas?
  5. Ajudei o cliente a encontrar uma solução?
  6. Ofereci provas?
  7. Usei boas técnicas de apresentação?
  8. Demonstrei o produto?
  9. Fiz perguntas para confirmar o entendimento e a aceitação?
  10. Solicitei o pedido?

Extraído e adaptado do livro Perguntas que vendem, de William Bethel (Editora STS).

Este texto foi extraído da edição da revista VendaMais de julho de 2011, da seção Manual do Vendedor. Se você quer obter outras dicas relevantes, práticas e diretas como essas, faça a assinatura da newsletter Manual do Vendedor e receba semanalmente textos para treinar sua equipe. Saiba mais pelo site: www.editoraquantum.com.br ou ligue para 0300 789-2010 e fale com a nossa central de atendimento ao cliente.

OPINIÃO DO LEITOR

“Raúl, boa tarde! Gostaria de parabenizar você e sua equipe pela excelente revista que recebo todo mês e pelos boletins via e-mail. Através deles, fiquei mais tranquilo – e mais preocupado também (risos) –, sabendo que os problemas na parte comercial não só ocorrem comigo, e sim com várias empresas, como sempre são relatados em suas edições.”
Eric Pires
Departamento comercial PRG

PARA PENSAR

“O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo”
La Rochefoucauld

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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