Clientividade e clientologia

Um dos grandes prazeres que tenho é gravar os bate-papos do Entrevistas VM, programa de vídeos em que falo com consultores, palestrantes e autores de livros nas áreas que nos interessam aqui na VendaMais (vendas, gestão, liderança, estratégia).

Ontem, tive o prazer de entrevistar o César Souza, autor do livro Clientividade (Ed. Best Business).

Clientividade sugere foco total no cliente. César resume este conceito em cinco grandes pontos:

  1. Respire clientes.
  2. Mobilize todos na empresa para atender o cliente.
  3. Busque o solucionamento (não apenas o atendimento).
  4. Envolva o cliente em tudo que fizer.
  5. Tenha uma tendência à ação – seja proativo.

César defende uma série de mudanças no nosso vocabulário para termos mais foco no cliente:

  • De organograma para clientograma.
  • De atendimento para solucionamento.
  • De PDV (ponto de venda), para PDC (ponto de compra), para PDE (ponto de experiência).

Ele encerrou a entrevista deixando um recado: “Cliente é início, meio e fim.”

Além de clientes, falamos também sobre como ele lida, como líder, com três pontos que hoje são primordiais para pessoas buscando a alta performance:

  1. Como lidar com a ansiedade.
  2. Como ter um dia mais produtivo.
  3. Como manter-se atualizado.

A entrevista está disponível aqui:

Na semana passada gravei outra entrevista interessante sobre um assunto bem parecido, com outro luminar da área e um dos ‘papas’ do atendimento a cliente no Brasil, Sérgio Almeida, em que falamos sobre clientologia.

Sérgio é amigo de longa data e está relançando seu excelente livro Cliente, eu não vivo sem você (Ed. Madras).

Na nossa conversa o Sérgio reforçou vários pontos que ele defende há anos e que agora estão sendo divulgados na mídia por grandes experts internacionais, como Philip Kotler, por exemplo. Isso é ótimo (afinal de contas, o que mais queremos é que as empresas finalmente enxerguem a importância do foco no cliente), mas justiça seja feita: Sérgio Almeida falava de Marketing 3.0 muito antes… e colocando em prática com as empresas onde dá consultoria.

A entrevista do Sérgio Almeida falando sobre clientologia você pode assistir aqui:

Ajudar a divulgar o trabalho de consultores excelentes é mais uma forma de cumprirmos nossa missão de ajudar vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor.

Abraço, boa semana e boas vendas,

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