1. Cliente: Aguardando atendimento
2. Criatividade: Criar não dói e não tem contraindicação
4. Comentário da semana: Marli Feliciano
5. Frase da semana: Desenvolvimento – Burton Hillis
Olá,
O tema de hoje é missão, visão e valores e, para tornar a coisa mais
prática e divertida, vou recomendar uma dinâmica de grupo para
estabelecimento de metas: ‘Transformando sonhos em realidade’. Mas
antes, preciso explicar de onde ela surgiu e qual sua importância dentro
da Gestão em Vendas.
Tenho defendido constantemente que, antes de falar de recrutamento e
seleção, treinamento, remuneração, supervisão de equipes, etc. (ou seja,
as atividades rotineiras que definem o dia a dia da gestão da força de
vendas), é muito importante que uma empresa defina claramente qual a
sua missão, qual a sua visão e quais os seus valores.
» A missão de uma empresa é uma promessa que ela faz, por exemplo:
‘Queremos ser os melhores em X’. E é vital definir esse X, pois ele que vai
determinar qual tipo de perfil de vendedor você irá procurar, como irá
treiná-lo, remunerá-lo, etc. A missão é o seu grande diferencial estratégico
em relação à concorrência – todo o resto depende do que você define
como sua missão.
» A visão é a definição de um mundo ideal – como você gostaria que as
coisas fossem.
» Os valores são ‘palavras-mágicas’ que resumem as atitudes nas quais
sua empresa acredita.
Com esses três itens, você consegue dar um foco claro para uma série de
decisões estratégicas dentro e fora da empresa. Mas o interessante é que
também podemos discutir qual a missão da equipe de vendas (o que se
espera dela), a visão que temos (como você gostaria que fosse) e os
valores (atitudes que, obviamente, deveriam estar alinhados com os da
própria empresa).
São coisas básicas, mas pergunte para um vendedor ou vendedora na sua
equipe qual a missão da empresa, se tiver 15 pessoas na equipe
provavelmente terá 15 respostas diferentes – o que é obviamente um
problema. Se as pessoas não sabem exatamente o que se espera delas, é
difícil exigir que alcancem resultados excepcionais, planejem supermetas,
invistam constantemente em capacitação pessoal e profissional, etc.
Uma missão clara tem um efeito colateral interessante e pode ser uma
poderosa ferramenta de motivação, principalmente, quando existe uma
identificação muito forte (o que eu chamaria de ?alinhamento?) entre a
missão da empresa e sua equipe de vendas.
Um grande abraço,
Raúl Candeloro
********************************************************
NOVA LOJA VIRTUAL VENDAMAIS – CONFIRA!
*******************************************************
Nova Loja Virtual da Editora Quantum – Para você que adora vender, um
site inteiro para comprar! Mais dinâmica, moderna e fácil de encontrar o que você deseja. Essa é a cara da nova loja virtual da Editora Quantum.
Clique aqui e tenha acesso a tudo o que você precisa para aumentar suas
vendas e fazer seu negócio prosperar!
********************************************************
1) Cliente – Aguardando atendimento
Não existe nada mais desagradável para o cliente do que aguardar
atendimento ou ser atendido pela metade. Ao identificar essa situação,
adote algumas medidas para evitar que o cliente se sinta desprezado ou
desista da compra.
Atendimento por senha – Nesse caso, o ideal ainda é ter uma pessoa para
distribuir a senha, pois, às vezes, o cliente quer apenas uma informação, e
fazê-lo esperar por muito tempo para descobrir que não tinha o que ele
queria pode ser desagradável. Cabe ainda, anotar a hora que o cliente retira
a ficha, para averiguar o tempo médio de espera e a necessidade de
aumentar a frente de atendimento.
Prestar um pré-atendimento – Caso você já esteja atendendo e avistar um
outro cliente, se apresente para ele, solicite para que fique à vontade e
explique que você está atendendo, mas que assim que concluir, dará toda a
atenção a ele. Dessa forma, saberá que quando chegar sua vez terá
realmente toda a atenção.
Agende uma visita exclusiva – Se for possível, agende com o cliente uma
hora para visitá-lo ou recebê-lo ou, então, informe a ele os horários em que
o movimento é menor. Essas medidas ajudam a distribuir melhor o
movimento, evitando os “congestionamentos” do atendimento.
Alex de Miranda é especialista em Atendimento ao Cliente e Negociação.
********************************************************
MOTIVAÇÃO: O COMBUSTÍVEL DOS VENDEDORES DE SUCESSO!
********************************************************
Assine a revista Motivação e invista no que você tem de melhor: a sua
disposição para vencer! Ideal para estimular e desenvolver profissionais
de vendas. Garanta já a sua Motivação. Visite o
site: www.editoraquantum.com.br ou ligue 4004-0174 ou 0300-789 2010 e
negocie com nossos vendedores.
********************************************************
2) Criatividade – Criar não dói e não tem contraindicação
Se você tiver curiosidade, poderá ter novas ideias, fazendo algumas
perguntas como:
» Se eu não fizesse estas atividades desta forma, de que outra maneira
faria?
» Como poderei dinamizar as minhas ações sem comprometer a qualidade?
» Como poderei agregar valor ao meu trabalho e ao negócio?
Faça um brainstorming (procedimento para gerar novas ideias e várias
soluções para um problema), mas lembre-se de que não é preciso uma
grande idéia, mas um grande resultado. Veja como funciona o processo
criativo:
Motivação – Tenha um objetivo e trace desafios.
Preparação – Defina metas e caminhos.
Incubação – Deixe o inconsciente trabalhar.
Iluminação – Registre a ideia.
Elaboração – Faça um plano de ação.
Ação – Leve adiante a ideia.
Avaliação – Quantitativa e qualitativa.
Maria Inês Felippe é psicóloga, com pós-graduação em Administração de
Recursos Humanos e mestrado em Desenvolvimento do Potencial Criativo.
********************************************************
COMO MELHORAR SUA PERFORMANCE EM LIDERANÇA
********************************************************
Com a Newsletter Liderança, você receberá, mensalmente, matérias e dicas
sobre: recrutamento e seleção, treinamento, motivação, planejamento e
metas, desenvolvimento pessoal e profissional, remuneração, supervisão e
muito mais. Faça já sua assinatura e tenha acesso a todas essas
informações.
Ligue para 4004-0174 ou 0300-789 2010 ou Acesse nosso site:
www.editoraquantum.com.br
********************************************************
4) COMENTÁRIO DA SEMANA – Marli Feliciano
Faço a pós-venda da empresa e estou interessada em melhorar meu
desempenho na função, agradeço por tudo que puderem fazer para eu
crescer nessa área que curto muito. Valeu a pena assinar a revista, pois
o atendimento de vocês é maravilhoso.
5) PARA TERMINAR: Desenvolvimento – Burton Hillis
‘Experiência é algo que sempre penso que tenho, até obter mais dela’
*******************************************************
mande suas idéias ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem
para o e-mail: [email protected]
*******************************************************