Cavenaghi: uma empresa com propĆ³sito e nicho bem definido

Cavenaghi: uma empresa com propĆ³sito e nicho bem definido

Pioneira no ramo de adaptaĆ§Ć£o veicular para pessoas com mobilidade reduzida, a Cavenaghi Ć© uma das principais empresas de desenvolvimento e aperfeiƧoamento de produtos e serviƧos voltados para pessoas com deficiĆŖncia fĆ­sica. Trabalha com tecnologia de ponta para proporcionar a melhor experiĆŖncia para seus clientes.

HĆ” mais de 10 anos, a empresa se tornou a maior loja de tecnologia assistiva da AmĆ©rica Latina. Sua loja fĆ­sica, em SĆ£o Paulo, tem mais de 500 metros quadrados e oferece adaptaĆ§Ć£o veicular, produtos para desenvolvimento prĆ³prio com a equipe de engenharia altamente capacitada, oferece ainda assistĆŖncia tĆ©cnica e orientaĆ§Ć£o personalizada para seus clientes, atravĆ©s de terapeutas especializados em tecnologia assistiva.

A Cavenaghi acabou de receber o PrĆŖmio Marca Brasil, neste ano a empresa venceu duas categorias: Melhor Marca de Aparelhos para AdequaĆ§Ć£o PosturalĀ eĀ Melhor Marca de Empresa de AdaptaĆ§Ć£o de VeĆ­culosĀ do setor ReabilitaĆ§Ć£o de Pessoas com DeficiĆŖncias. A votaĆ§Ć£o foi feita atravĆ©s de pesquisa respondida por leitores de uma revista especializada. Reconhecimento por 49 anos atuando no mercado de forma humana e responsĆ”vel.

Confira a seguir a entrevista exclusiva com a diretora comercial da empresa, Monica Cavenaghi.

Vamos comeƧar pelo comeƧo: como e quando surgiu a Cavenaghi?

A Cavenaghi Ć© pioneira no mercado brasileiro de adaptaĆ§Ć£o veicular para pessoas com mobilidade reduzida. Em 2017, completa 49 anos de existĆŖncia. A histĆ³ria da empresa Ć© marcada pelo desenvolvimento e aperfeiƧoamento de diversos produtos e serviƧos voltados Ć s necessidades das pessoas com deficiĆŖncia. LĆ­der no mercado de adaptaĆ§Ć£o veicular no Brasil, a Cavenaghi sempre colocou a alta tecnologia Ć  disposiĆ§Ć£o desse pĆŗblico tĆ£o especial. Desenvolvendo equipamentos inovadores com intuito de oferecer maior independĆŖncia e qualidade de vida. A empresa distribui vĆ”rias marcas renomadas, nacionais e importadas como Convaid, Ottobock e Roho. AlĆ©m de possui parcerias junto Ć s maiores montadoras de veĆ­culos, para adaptar os diversos modelos de automĆ³veis e utilitĆ”rios.

A Cavenaghi sempre se empenhou nĆ£o apenas em oferecer grandes marcas e produtos, mas tambĆ©m em manter equipes altamente capacitadas e preparadas em suas lojas. Seja nas Ć”reas de engenharia, mecĆ¢nica ou terapĆŖutica, as equipes especializadas orientam cada cliente em todo o processo de compra.

Para proporcionar ainda mais qualidade no atendimento e oferecer conforto dos seus clientes, a Cavenaghi tambĆ©m criou o canal de atendimento Mais Perto. Nele, terapeutas especializados em Tecnologia Assistida, vĆ£o atĆ© a casa do cliente para avaliar e indicar as melhores soluƧƵes em equipamentos individualmente.

A empresa possui ainda, parcerias importantes com autoescolas especializadas em habilitar pessoas com deficiĆŖncia fĆ­sica, auditiva, nanismo, entre outras. AlĆ©m disso, tambĆ©m tem parcerias com despachantes especializados, taxis acessĆ­veis e programa de montadoras.

Linhas e Produtos

Linha Veicular

  • Autonomia

Produtos que facilitam o embarque e o desembarque das pessoas com mobilidade reduzida. Nesta linha o mais comum Ć© o banco giratĆ³rio, que faz com que o banco gire e desloque-se para fora. Facilitando o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos.

  • DireĆ§Ć£o

Produtos que permitem a pessoa com mobilidade reduzida dirigir o seu prĆ³prio veĆ­culo. Nesta linha o mais comum sĆ£o os aceleradores e freios manuais, que permitem que uma pessoa que tem deficiĆŖncia em ambos os membros inferiores conduzam seu veĆ­culo.

  • Transportes

Visando a acessibilidade no transporte do passageiro com mais praticidade, seguranƧa e conforto. Atende tanto Ć s famĆ­lias, quanto empresas de transporte, taxistas, motoristas autĆ“nomos e Ć³rgĆ£os pĆŗblicos. Nesta linha o mais comum sĆ£o os rebaixamentos de assoalho em minivans, que permitem que um cadeirante seja transportado em sua cadeira de rodas.

  • Particular

Atende consumidor final particular, que utilizarĆ” seu veiculo adaptado para fins nĆ£o lucrativos, como por exemplo, famĆ­lias.

  • Institucional e TĆ”xis

Atende instituiƧƵes, taxistas e prefeituras, com utilizaĆ§Ć£o dos veĆ­culos adaptados para fins lucrativos, como por exemplo: o tĆ”xi preto em SĆ£o Paulo.

Cadeira de rodas e acessĆ³rios

Trabalhamos com vƔrias marcas renomadas de cadeiras de rodas, nacionais e importadas. Cadeiras manuais de alta performance, esportivas, infantis, de praia, de banho, motorizadas ou atƩ mesmo feitas sob medida de acordo com a necessidade do cliente.

AdequaĆ§Ć£o Postural

O cliente encontra atendimento exclusivo de uma terapeuta especializada que avalia, prescreve e, em conjunto com uma equipe tƩcnica, desenvolve e confecciona equipamentos personalizados. Atendendo a necessidade de cada caso.

Quem Ć© seu pĆŗblico-alvo e como vocĆŖs se diferenciam de outras empresas da Ć”rea?

Nosso pĆŗblico sĆ£o as pessoas com deficiĆŖncia fĆ­sica ou mobilidade reduzida. Onde encaixam-se pessoas com deficiĆŖncias leves, severas, temporĆ”rias, definitivas, congĆŖnitas, adquiridas e pessoas de terceira idade.

Somos diferenciados em primeiro lugar por termos soluƧƵes completas, que vĆ£o desde a mobilidade pessoal, passando pela acessibilidade residencial ou de ambientes, culminando na acessibilidade veicular.

AlĆ©m disso, temos uma equipe altamente qualificada, multidisciplinar. Que se ocupa desde o desenvolvimento dos produtos atĆ© o atendimento personalizado, e a indicaĆ§Ć£o de soluƧƵes especĆ­ficas para cada caso. Sempre de forma muito pessoal e individualizada.

VocĆŖs tĆŖm MissĆ£o, VisĆ£o, Valores bem definidos? Se sim, quais sĆ£o?

MissĆ£o: Trabalhar no sentido de ser referĆŖncia no mercado em que atuamos, oferecendo soluƧƵes que contribuam para a independĆŖncia e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiĆŖncia ou mobilidade reduzida.

VisĆ£o: Ser reconhecida como uma empresa focada nas necessidades do cliente, trazendo inovaƧƵes que proporcionem a independĆŖncia e a melhoria da qualidade de vida.

Valores:

  • Ɖtica
  • ValorizaĆ§Ć£o humana
  • InovaĆ§Ć£o
  • Melhoria contĆ­nua
  • Sustentabilidade

PolĆ­tica de GestĆ£o: Fomentar condiƧƵes para garantir a satisfaĆ§Ć£o dos clientes, atravĆ©s do atendimento de requisitos e da melhoria contĆ­nua.

Objetivos da GestĆ£o:

  1. Satisfazer em grau mƔximo as necessidades dos clientes;
  2. Buscar progressivamente a melhoria da qualidade nos produtos e serviƧos oferecidos;
  3. Pesquisar e desenvolver continuamente novos produtos que atendam a missĆ£o da empresa;
  4. Melhorar continuamente a competĆŖncia dos colaboradores;
  5. Investir em novas tecnologias e imobilizados;
  6. Buscar o bem estar, a saĆŗde e a seguranƧa dos funcionĆ”rios.
Monica Cavenaghi, diretora comercial da empresa

Quais foram as maiores dificuldades nestes Ćŗltimos dois anos, com a economia em recessĆ£o?

Como a maioria das empresas brasileiras, tivemos de nos adequar par ajustar a empresa a este momento de mercado. Contudo, por se tratar de produtos de primeira necessidade, nossa empresa pouco tem sofrido esse momento econƓmico ruim em que o paƭs atravessa.

Quais foram os principais sinais de sucesso que comeƧaram a aparecer, mostrando o acerto da estratĆ©gia e modelo de negĆ³cio da Cavenaghi nestes Ćŗltimos meses?

O atingimento das metas.

O que vocĆŖs fazem que Ć© totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Temos um amplo portfĆ³lio e atendimento personalizado, feito por profissionais especializados em tecnologia assistiva.

Especificamente em relaĆ§Ć£o a Vendas (que Ć© nosso foco na VendaMais), como vocĆŖs treinam a equipe comercial para reforƧar seus diferenciais e nĆ£o cair na guerra de preƧos?

Focamos na qualidade de atendimento e no forte conhecimento dos produtos.

O que vocĆŖs tĆŖm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Temos reforƧado os investimentos em Marketing Digital.

E em termos de fidelizaĆ§Ć£o de clientes, algo em especial que faƧam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negĆ³cios com vocĆŖs?

Temos trabalhado para que o cliente continue confiando em nossa marca, que no prĆ³ximo ano, completa 50 anos de mercado. Aqui nĆ£o hĆ” mĆ”gica. Cliente bem atendido, volta. Cliente mal atendido. nĆ£o volta. Uma das coisas que nos preocupamos muito, Ć© com o pĆ³s-venda. Temos um departamento que sĆ³ cuida disto.

Existe algo que era feito antes e que vocĆŖs PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisĆ£o, para atualizarem seu modelo de negĆ³cios?

Tivemos uma experiĆŖncia de franquia que nĆ£o deu certo. Partimos para o caminho de lojas prĆ³prias que, no nosso caso, dado a complexidade do negĆ³cio, foi mais seguro e assertivo.

Em quais Ć”reas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Cavenaghi? NĆ£o sĆ³ em termos de dinheiro/investimentos, mas revisĆ£o de processos, aumento de eficiĆŖncia, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Engenharia, Ɣrea comercial e marketing digital

Quais os prĆ³ximos passos? Ou seja, o que estĆ£o planejando para o futuro? Qual o prĆ³ximo grande objetivo?

Continuar ampliando nossa presenƧa nacional e internacionalmente.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se comeƧa (arrisca…) ou nĆ£o?

Ama o que quer fazer? Conhece o que quer fazer? Acredite no que quer fazer? EntĆ£o faƧa! Se responder NƃO a qualquer uma dessas trĆŖs perguntas, repense.

Existe algum livro, vĆ­deo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetĆ³ria pessoal/profissional e que vocĆŖ recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Meu professor de TGA (Teoria Geral da AdministraĆ§Ć£o) da PUC-SP, Prof. Irani Cavagnoli, atravĆ©s de uma dinĆ¢mica, ensinou-me algo que trago atĆ© hoje: ā€œFoque na missĆ£o e nĆ£o no lucroā€. Vale a pena seguir as palavras desse competente administrador de empresas. Recomendaria tambĆ©m o livro ā€œPaixĆ£o por Vencerā€ de Jack Welch.

Algum comentƔrio final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Acorde sempre apaixonado pelo que faz, por seu cliente e certo da vitĆ³ria. Se hoje nĆ£o deu certo, amanhĆ£ certamente darĆ”!

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