Carreira ? O otimismo melhora seus resultados

Cadeado

Carreira ? O otimismo melhora seus resultados

1. Atendimento ? Algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira possível
2. Carreira ? O otimismo melhora seus resultados
3. Nova edição do portal VendaMais
4. Comentário da semana: Edison Rogério Zanella
5. Frase da semana: Vendas ? Alexandre Bergamo


Olá,

Como tinha prometido, vou falar um pouco das respostas que recebi sobre a
questão da pós-venda. Mas antes, deixe-me contar uma história e você já
vai entender onde quero chegar.

Moro em Curitiba, onde tem uma rua chamada Visconde de Guarapuava, que
é duplamente dupla ? são duas mãos de um lado e duas do outro, separadas
por um canteiro. Essa rua, como é mais conhecida, atravessava a cidade de
uma ponta à outra quando foi construída. Com o passar do tempo, Curitiba
foi crescendo e hoje a Visconde é apenas uma ligação importante entre um
lado e outro da cidade.

Entretanto, seja por costume ou por falta de opção, existem horários em que
a Visconde fica tão congestionada que o trânsito pára ? mais ou menos como
naquelas cenas de telejornal que vemos nas marginais de São Paulo. É o que
os americanos chamam de bumper to bumper ou pára-choque no
pára-choque.

Outro dia, parado no trânsito, fiquei imaginando o que aconteceria se há 50
anos alguém não tivesse tido a idéia (e a determinação) de construir aquela
rua. Falo isso porque, por acaso, um professor da minha faculdade levou,
certa vez, algumas fotocópias de jornais da época. Era para falar sobre o
ambiente de negócios nos anos 50, mas o que mais me chamou atenção
foram as manchetes na capa, com críticas àquela obra ?absurda? ? ?Um
monstro que macula a cidade, ligando o nada a lugar nenhum?, era mais ou
menos o tom da crítica.

Hoje, 50 anos depois, o imbecil que fez a crítica já morreu, mas a cidade
agradece a existência da rua (criada porque o gênio visionário venceu a
crítica míope).

A verdade é que olhar para a frente e planejar a médio/longo prazo
parecem ser capacidades que boa parte dos seres humanos vem perdendo.
Vivemos a ditadura do aqui, agora. Cercados pelo imediatismo, vivemos em
função do que é mais urgente e não do que é mais importante.

Pegue por exemplo um fumante. Todo fumante sabe que fumar faz mal. As
fotos da caixinha de cigarro não deixam dúvidas, mas como o cigarro mata
a médio/longo prazo (os fabricantes não são bobos, querem que os
fumantes morram devagar para não perderem tão rapidamente sua base de
clientes), continuam fumando.

O mesmo acontece com o excesso de peso: ninguém fica gordo de uma
hora para outra. São necessários anos de investimento para alguns homens
ganharem aquela barriga monumental que ostentam ? as mulheres
geralmente acumulam em outro lugar, mas a lógica é a mesma. Não é de um
dia para o outro; é um dia após o outro, e isso faz toda a diferença.

A pós-venda, obviamente, encaixa-se nisso. As desculpas mais comuns para
não fazê-lo (falta de tempo, apoio, recursos, estrutura, falta disso e
daquilo) parecem muito mais falta de vontade mesmo, ou melhor, falta de
entender que quem não faz pós-venda pode dar a desculpa que quiser, mas
na verdade está dando um tiro no próprio pé. Talvez não agora, mas
certamente amanhã.

Quem não faz pós-venda não é por falta de nada, a não ser de visão
mesmo. Para saber de qual lado está um vendedor ou vendedora nessa
guerra entre visionários e míopes, basta fazer essa pergunta: você faz
pós-venda?

Assim como o visionário que, 50 anos atrás, entendeu que as coisas
mudariam na minha cidade, quem faz pós-venda está se preparando para o
futuro. E ele sempre chega.

Um grande abraço,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br


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3. Atendimento ? Algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira possível

» Saber que todos fazem parte do atendimento ? Independentemente
da área de que faça parte, fique atento às solicitações dos clientes
internos ou externos e evite o ?isso não é comigo?.

» Cuidar de sua imagem ? Crie uma imagem que facilmente o identifique
e preste atenção em sua apresentação pessoal, no crachá e no uniforme.

» Acordar todas as manhãs de bom humor ? Sorria e imagine que
?hoje é um dia que você ainda não viveu? e que valerá a pena vivê-lo
intensamente.

» Saber gostar de pessoas ? Cative os outros de forma que sorriam
para você com facilidade e sinceridade.

» Jamais ser agressivo ? Evite a agressividade, respeite totalmente os
espaços e os direitos de todos.

» Ser positivo e otimista ? Procure sempre o lado positivo, utilize-se de
elogios e busque ser generoso. Assim, as pessoas responderão com alegria
e positivismo.

» Aprender a aceitar ? Identifique os gestos e as reações dos outros,
sem se tornar desagradável ou inconveniente.

» Ouça os outros ? Saiba ouvir o que as pessoas falam e procure
interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o ?ouvir
com a inteligência e não só com o ouvido?.

» Saber interpretar o tom de voz ? Aprenda a identificá-lo nas pessoas
para descobrir a real importância de cada ?fala? e os valores do que foi
dito.

» Manter-se disposto ? Preste o melhor serviço, agregue mais valor e
esteja sempre pronto para atender aos clientes.

Gemir Cassan é consultor em Gestão Empresarial, desenvolvendo
produtos organizacionais, programas da qualidade, palestras, cursos e
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4. Carreira ? O otimismo melhora seus resultados

Ser otimista, enquanto muitos reclamam de tudo, é um diferencial para o
profissional de vendas. Em tempos de competição acirrada, é necessário
acreditar no seu poder de persuasão e no seu próprio otimismo diante dos
obstáculos. Se a pessoa sai de casa com a idéia de que o dia não será
fácil, já começou errado. Melhore o seu otimismo tomando alguns
cuidados:

» Prepare seu psicológico para ter melhores resultados.

» Tenha uma fé inabalável e acredite que será um bom dia.

» Vacine-se contra o negativismo constante dos outros vendedores ?
aqueles que ficam o tempo todo reclamando do governo, da concorrência,
do patrão, dos preços e até mesmo dos seus próprios clientes.

Trabalhar com vendas requer uma constante auto-avaliação para se
reinventar sempre que for preciso e não cair na mesmice e nos erros de
tantos outros. Seja otimista em todos os momentos, não apenas nos de
fartura, mas sobretudo nos difíceis. Faça com que seu cliente seja
contaminado pelo seu otimismo e entusiasmo. Com certeza você ajudará
outras pessoas a serem mais otimistas com sua própria vida.

Eugênio Sales Queiroz é consultor e conferencista motivacional, além de
autor do livro Em Busca da Excelência Profissional.
E-mail: [email protected]


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3) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA!

Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais
entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Atendimento: A única maneira de garantir a sobrevivência das empresas ? Por Débora Martins Cadeado

b) Carreira: Você sabe quem você é? ? Por Leila Navarro

c) Gestão: Os líderes estão obsoletos? ? Por Raúl Candeloro

d) Marketing: O marketing promocional e a construção da identidade das marcas na era do consumo responsável ? Por Silvana Torres Cadeado

e) Negociação: Um checklist para suas negociações ? Por Márcio Miranda

f) Telemarketing: Telemarketing ? A melhor ou pior ferramenta de uma organização? ? Por Paulo Henrique Cadeado

g) Varejo: Varejo desmotivado ? Por Rogério Caldas

h) Vendas: O processo da venda durante e após o atendimento ? Por Sérgio Valeixo Cadeado

*Disponível apenas para assinantes e clientes que adquiriram a revista
VendaMais nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de
vigência da publicação adquirida.


4) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Edison Rogério Zanella

Sou diretor-comercial em minha empresa e adoto inúmeras idéias que
chegam até mim através da VendaMais. Estou permanentemente
passando matérias e motivando os nossos representantes.


5) PARA TERMINAR: Vendas ? Alexandre Bergamo

?O cliente compra pelas razões dele, não pelas nossas.?

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