Carreira: 5Ss para vendedores

1. Carreira: 5Ss para vendedores
2. Cliente: Elogie sem parecer puxa-saco
3. Nova edição do portal VendaMais
4. Comentário da semana: Jésus Guimarães
5. Frase da semana: Comportamento – Benjamin Franklin

Hoje, tratarei de um assunto fundamental em qualquer sociedade – a liderança. Fundamental porque passamos cada vez mais tempo no trabalho. Aliás, passamos tanto tempo trabalhando, que nossas vidas acabam sendo definidas por ele. Logo, seria de esperar que as pessoas (e empresas) valorizassem a realização pessoal decorrente do lado profissional. Mas, infelizmente, o que mais vemos são pessoas estressadas, infelizes, descontentes com seu emprego, sua empresa, com o mercado, o governo e a vida. Por que isso acontece? Por que algumas pessoas são ótimas profissionais, vivem felizes e ainda ganham bem? Por que outras se arrastam no horário de trabalho, esperando que algo mude ou que sejam demitidas? Outra pergunta, talvez ainda mais importante: por que tantos líderes permitem que isso ocorra com pessoas trabalhando em sua equipe?

O pior é que alguns até estimulam o estresse e a desmotivação. Têm problemas crônicos de rotatividade e insatisfação na equipe, mas sempre jogam a culpa em algum fator externo. Só que existe uma grande verdade: as pessoas pedem demissão por causa de seus chefes, não da empresa. Talvez, por isso, a palavra liderança esteja na moda. Os líderes parecem criar mais problemas para seus liderados do que resolver (ou liderar).

Um bom líder entende que sua equipe precisa ser tratada de forma diferenciada, mas não homogênea. Se aceitamos o fato de que todos são diferentes, por que tratamos todos
iguais? Porque é mais fácil. Só que não é mais lucrativo.

E nos sistemas de treinamento? As pessoas dificilmente conseguem mudar. Algumas coisas podem ser treinadas, mas características pessoais básicas como: empatia, pensamento estratégico, lógica, atenção a detalhes e criatividade não podem.

Outra falha comum é tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Você tem de tratar as pessoas como elas querem ser tratadas. Se um chefe não é muito organizado,
por exemplo, ele não pode esquecer de que algumas pessoas precisam de regras e organização para crescer, enquanto outras gostam de muita liberdade. O grande segredo é conseguir navegar nessa mistura de águas. Na verdade, um bom líder nunca se esquece dos outros e do porquê está ali. Aliás, essas são as grandes características de todo bom líder.

Enfim, já escrevi demais. Agora, passo o bastão para os nossos “Gigantes da Liderança”, o terceiro livro da “Série Gigantes”, que acaba de ser lançado pelo Selo Resultado VendaMais, e traz os 25 maiores nomes da liderança no Brasil. Recomendo que faça a leitura com calma, anotando o que achar útil, prático e adequado para sua própria realidade. Com certeza, encontrará nessa obra a solução para muitos dos problemas que afligem qualquer líder atualmente.

Um grande abraço,
Raúl Candeloro

1) Carreira: 5Ss para vendedores

Fabiano Brum – conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas – fala sobre os 5Ss que você precisa praticar constantemente:

Seiri – Senso de utilização: identifique e classifique seus recursos. Retire o excesso de coisas da pasta de trabalho para não se perder na frente do cliente.

Seiton – Senso de ordenação: organize-se com a agenda, roteiro de visitas, análise do histórico de compras do cliente.

Seisou – Senso de limpeza: as boas condições da sua pasta, material de apresentação e higiene pessoal demonstram confiança e profissionalismo.

Seiketsu – Senso de saúde: cultive uma aparência sóbria.

Shitsuke – Senso de autodisciplina: autodisciplina é saber o que deve ser feito e fazer.

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Workshop de Gestão em Vendas com Raúl Candeloro – Salvador – BA
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Não deixe este curso para depois! Pois com ele, você poderá fazer importantes mudanças estratégicas na sua empresa, aumentar as vendas e melhorar o gerenciamento
de sua equipe. E o melhor: você terá, rapidamente, o retorno sobre o que investiu. Atenção: o curso é nos dias 23 e 24 de julho. Confira também as turmas de Belo
Horizonte e Recife. Mais informações através do telefone: (41) 3015-8268 ou e-mail: [email protected].
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2) Cliente: Elogie sem parecer puxa-saco

O reconhecimento de um profissional de vendas perante seu cliente demonstra uma atitude positiva de valorização, respeito e profissionalismo. Elogiar no momento certo fortalece o relacionamento com o cliente. Perceba a diferença existente nas duas características abaixo, procurando continuamente administrá-las para a correta aplicação em seu cotidiano, segundo o palestrante mágico Dalmir Sant’ Anna:

Puxa-saco – Adota essa postura aquele que adula seu cliente em demasia, forçando, através da falsidade, bajular em qualquer circunstância, sem perceber que está ultrapassando limites.

Reconhecimento – Busque ser autêntico, demonstrando, através de palavras e gestos, que você reconhece os pontos positivos do cliente. Surpreenda-o quando conquistar um prêmio ou comemorar uma data importante.

3) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA,

Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Carreira: O auto-engano de ser “esperto” e se afastar do trabalho – Por Armando Correa de Siqueira Neto

b) Gestão: Os dilemas da liderança – Por Raúl Candeloro

c) Negociação: Negociação ganha-ganha já era – Por Fernando Silveira

d) Telemarketing: Marketing e atendimento telefônico – Por Wanderley Cintra

4) COMENTÁRIO DA SEMANA – Jésus Guimarães

Antes de conhecer a Editora Quantum, eu era um ótimo vendedor. Entretanto, alguns meses depois, como assinante da revista “VendaMais”, diria que estou próximo da excelência em vendas. É certo que nunca saberemos tudo e que jamais devemos parar de estudar e aprender com os nossos acertos e erros e também com os dos outros. Tenho indicado vocês ao meu círculo de amizades pessoal e profissional.

5) PARA TERMINAR: Comportamento – Benjamin Franklin

“Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”

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