Banners dinâmicos: qual o potencial deste investimento para vendas?

banners dinamicos

Confira como esta tecnologia permite interagir com o internauta e assim atrair ainda mais atenção para a sua campanha online

A rede de sanduíches Subway desejava anunciar online as novidades em seu menu. Para isso, apostou em banner expansivos e dinâmicos. Com ajuda da agência Eureka Ads, os banners foram inseridos em mais de setenta sites e blogs de conteúdos com áreas como saúde, entretenimento e notícias gerais. Resultado? A marca alcançou 5 vezes mais cliques do que vinha obtendo com banners convencionais.

A agência de criação que atende o Subway também aprovou a novidade. “Com a Eureka, tivemos maior liberdade para explorar formatos de banners que fogem dos padrões, o que com certeza influenciou nas taxas de conversão de visualização. Além disso, pudemos acompanhar em tempo real a interação do internauta durante toda a campanha”, afirmou Jéssica Santana, da Agência Wieden + Kennedy.

Fundada em 2016, a Eureka é uma empresa de customização de publicidade online. Ela veicula mídia em sua rede própria de sites e blogs de forma segmentada e com formatos de grande impacto, investindo na liberdade e flexibilidade para criação de campanhas publicitárias e de audiência segmentada. A plataforma registra mais de 100 milhões de impressões mensais em sua rede e 30 milhões de impressões mensais em mobile. No portfólio, inclui grandes marcas como Warner, Volvo e Subway.

Ficou curioso para saber mais sobre banners dinâmicos e se eles podem ser interessantes para o seu negócio? Então confira a entrevista que realizei com o diretor da Eureka Ads, Renan Abi Chedid.

O que são banners dinâmicos e como funcionam?

Nossos banners são interativos. Eles proporcionam mais liberdade de criação por parte dos anunciantes em mobile, desktop e vídeo, gerando interações diferenciadas e qualificadas pelos usuários sem ter que sair do ambiente do banner. Como por exemplo, carregar um hotsite, e-commerce ou vídeo do anunciante dentro da peça após a expansão. 

Como isso pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

Como possibilita maior interação, faz com que o usuário esteja em contato prolongado com o conteúdo ofertado e consequentemente com a marca, gerando engajamento acima da média de mercado. 

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Para o cliente Warner Bros produzimos um banner no qual carregávamos o hotsite da campanha dentro da área expandida. Assim, levávamos acessos diretamente ao descritivo dos Jogos que se encontravam um step antes do início do funil de conversão. A campanha foi um sucesso! Apesar do cliente não passar o número de vendas, em vários e-commerces os jogos esgotaram.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste produto/serviço?

Empresas que procuram se comunicar com maior interação, fugindo dos tradicionais formatos ofertados no mercado, em ações de Branding ou Performance. Um ponto legal de acrescentar é que temos um programa de benefício para Startups. Assim, a empresa que está começando pode se promover com custos subsidiados em mídia online.

Da mesma forma, que tipo de situação seu produto/serviço não se propõe a resolver?

Dificilmente haveria algum problema de comunicação que não conseguiríamos auxiliar na resolução. Depende mais do objetivo do anunciante. Em algumas situações, formatos menos interativos ou até fora do universo de display como anúncios em search, rede sociais e outros, podem ser mais eficientes na busca de KPIs específicos. De qualquer forma, o conjunto total da comunicação que ditará o sucesso da campanha. Nesse contexto, a Eureka Ads pode se encaixar em diversas etapas do Funil.

Qual o diferencial da Eureka Ads em relação a outros concorrentes?

Temos os seguintes diferenciais de mercado:

  • Sistema Anti-fraude de Clicks/Impressões (Utilizamos adserver de terceiros para garantir a veracidade dos resultados);
  • Rede de Sites/Blogs Premium e Transparente (Auditada pela ComScore). Mostramos onde o anúncio aparece;
  • 100% de banner viewability;
  • Tecnologia de Segmentação por Behavioral Targeting (temos mais de 200 segmentos próprios para sua campanha);
  • Relatórios de Real-time e Pós-campanha (anunciante acompanha o desempenho da campanha pelo APP);
  • Formatos Interativos com CTR% (porcentagem de cliques em um anúncio) até 10 vezes maior que os convencionais;
  • Equipe de OPEC no Brasil (agilidade no atendimento);
  • Produzimos os banners gratuitamente;

Resultados da Campanha:

  • CTR% de 2,7% formato display e 5,2% formato Mobile X (Formato Display Convencional 0,13% e Mobile convencional 1,5%);
  • Taxa média de visualização de vídeos de 70% X (Taxa de view em formatos convencionais de 20%);
  • Taxa média de interação (MOR%) de 15% X (3% Formatos Convencionais).

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a anunciar na web?

Equívoco na associação dos KPIs corretos na campanha; não fazer otimizações durante a veiculação da campanha, perdendo a oportunidade de maximizar os resultados; não testar novas estratégias; e tratar todos os usuários como se tivessem o mesmo perfil.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Tratar todos os usuários como se tivessem o mesmo perfil e, portanto, oferecer uma comunicação igual a todos. Desde o ano passado ouvimos falar da importância dos dados na comunicação das campanhas, sejam estes dados para entender o perfil do target da marca quanto para segmentar a entrega da campanha.

Segmentar a campanha para seu público, já torna com certeza mais assertiva a entrega. Porém, se você vai entregar mídia para uma campanha de uma marca de chocolate, como exemplo, e o público dessa marca mostrou ter maior afinidade com hábitos de consumo no assunto Cinema, por que não usar esta informação relacionando o produto chocolate para o consumo em cinemas? E depois disto, condicionar a entrega apenas par este público? Isso torna a entrega totalmente dirigida e personalizada.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação aos seus investimentos na web. Por onde ela deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Primeiramente é preciso elaborar uma estratégia de como impactar seu público-alvo e listar quais os veículos de mídia adequados para ter bons resultados na ação. Há várias formas de impactar usuários na web e o mais adequado é diversificar em diferentes formas de abordagem, sendo que uma seja complementar a outra. Após isso, é preciso elaborar o plano de mídia e distribuir a verba disponível nos veículos que irá comprar mídia e fazer projeções do número de usuários que irá impactar e quais objetivos quer atingir com esta ação. Assim, se durante a campanha algum veículo não estiver entregando o combinado, será possível realocar a verba onde está dando certo.

Quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Não acredito que canais isolados tragam resultado, se não fizerem parte de uma estratégia maior, que contemple o maior número de possibilidades que existem online. Acredito em estratégias complementares e em equilíbrio nos investimentos em mídia. Não existem ações isoladas que dão resultados e sim um conjunto de ações complementares em prol de um objetivo maior. A Eureka Ads não é a única responsável pelo sucesso das marcas, e sim uma peça que complementa a engrenagem para que os melhores resultados apareçam.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Continuem se informando e conhecendo técnicas novas sempre! Saber extrair aquilo que pode ser aplicado de forma relevante no seu dia a dia ou no de sua empresa é essencial neste mercado para estar constantemente na frente ou no mesmo ritmo dos demais. Parabenizo os leitores da VendaMais, também acompanho há algum tempo e acho um conteúdo bem qualificado.

Para saber mais

Confira diferenciais, cases e mais informações sobre a Eureka em: www.ageureka.com

Envie um email para: [email protected]

Procurando outras tecnologias para incrementar as vendas em sua empresa?

Então confira alguns dos conteúdos recentes que postamos na VM:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima