Atitude: 14 conceitos básicos para ser um bom vendedor
1) Metas ? 7 dicas para transformar as suas em um desafio prazeroso
2) Atitude ? 14 conceitos básicos para ser um bom vendedor
3) Incentivos ? Para gerar criatividade
4) Comentário da semana: Maria José Quixeramobim
5) Frase da semana: Vendas ? Jeffrey Gitomer
Olá.
Você já parou para pensar o que seus clientes e prospects imaginam
quando veem os produtos ou serviços de sua empresa? Uma forma
bastante utilizada para definir a imagem de uma organização é
compará-la a uma pessoa. Além de missão, visão e valores, a
personificação da companhia é importante para posicionar produtos e
serviços na mente do consumidor. Ela facilita que o cliente desenvolva
um vínculo emocional com a marca, diferenciando-a das demais em
sua mente.
Um exemplo disso foi dado recentemente pelo Google, que
encomendou um estudo sobre o YouTube para compreender como o
usuário vê o portal de vídeos. Conduzida pela Kae: marketing
intelligence, a pesquisa entrevistou mil pessoas através de um
formulário web e, entre outras questões, solicitou que os
entrevistados atribuíssem características ao YouTube como se ele
fosse uma pessoa. O resultado apontou qualidades, como: divertido,
influenciador, legal, acessível para todos, jovem, de mente aberta,
global e feito para alguém como eu.
E sua empresa? Quem ela seria se tivesse de ser apresentada como
uma pessoa? Essa imagem é a mesma que sempre quis passar ou foi
sendo modificada aos poucos pelo tempo e pelo mercado? E você,
colaborador, como se sente trabalhando com ?alguém? assim?
Lembre-se de que saber ?quem? é a sua empresa não será útil apenas
para o consumidor, mas para todas as ações que sua organização fará
de agora em diante. Ela deverá guiar desde ferramentas para
divulgação a treinamentos corporativos.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
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1) Metas ? 7 dicas para transformar as suas em um desafio prazeroso
- Encare a meta como um desafio pessoal, assim a sua energia
aumentará consideravelmente. - Pense em uma venda de cada vez e faça o melhor que puder
pelo cliente. - Renove sua energia a cada contato, leia algo positivo, escute
um CD motivacional e busque novas conquistas. - Não desanime se você não conseguiu a venda, isso é
passageiro. Lembre-se: é mais fácil para o cliente dizer um
não. - Trabalhe pelo sucesso do consumidor, satisfaça suas
necessidades, resolva seus problemas e descubra por que ele
compra. - Presenteie-se com miniprêmios a cada venda realizada, isso
manterá sua motivação em alta. - Calcule o potencial da sua carteira de clientes hoje. Com
quantos consumidores você pode contar, quantos compram e
qual o número de inativos que consegue recuperar.
André Silva é palestrante da AJS Consultoria, além de ministrar cursos
e palestras nas áreas de vendas, atendimento, motivação, gestão de
pessoas entre outros temas.
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2) Atitude ? 14 conceitos básicos para ser um bom vendedor
- Confie em si mesmo e naquilo que está vendendo. Você tem de
acreditar no seu produto. - O produto que você vende tem de parecer um sonho. Diga ao
cliente que é importante, mostre que ele está fazendo uma
excelente compra. - Não importa o que vende, mas sim como você vende.
- Um vendedor deve ter sempre um sorriso nos lábios.
- Não enxergue só as dificuldades, procure o sucesso.
- Seja organizado. Mantenha pranchetas, cadernos, enfim, todo o
material de trabalho limpo e desamassado. - O mundo trata melhor quem se veste melhor. Por isso, ande
sempre arrumado, penteado e limpo. - Procure ver dignidade e valor em cada pessoa. Seja amigo do
seu colega de trabalho. - Um bom vendedor precisa ter atitude e poder de convencer o
cliente. - Seja honesto. Mostre para o cliente que ele pode confiar em
você e que, para qualquer coisa, pode procurá-lo. - Aprenda e melhore 1% ao dia, pois já que sai de casa, de seu
conforto, então faça bem-feito, vise seu empenho para poder
ganhar mais. - Não tenha medo de receber um não. Quem sabe recebê-lo com
certeza se tornará um grande vendedor. - O bom vendedor não pode ter medo de pedir.
- Questione-se:
- Como se sente em relação a si mesmo?
- Como se sente em relação ao que faz na vida?
- Como se sente em relação a empresa onde trabalha?
- Como se sente em relação aos produtos e serviços que
vende?
Dica enviada por Vanda Lúcia da Silva Pereira. A leitora desenvolveu
esse material com algumas dicas de Guilherme Almeida, outras foram
criações próprias. Vanda contou que costuma entregar uma cartilha
com esses conceitos a todos os novos vendedores que chegam a sua
empresa, e garante que o resultado é muito satisfatório.
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MUDANÇA DE DATA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE FIDELIZAÇÃO DE
CLIENTES
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A Haas School of Business, da Universidade de Berkeley, e a
Seminarium Internacional trazem ao Brasil o seminário Gestão
Estratégica de Fidelização de Clientes (Customer Loyalty
Management). O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de maio de 2009,
no Blue Tree Morumbi, São Paulo. Para mais informações, ligue para:
(11) 3089-4746 ou envie um e-mail para: [email protected]
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3) Incentivos ? Para gerar criatividade
- Busque novas ideias em ambientes que não sejam o de sua
empresa. Peça para seus vendedores descreverem um
profissional que admiram em outras instituições, trocarem
histórias inspiradoras dessas pessoas, descobrirem o que elas
fazem de bom e como poderão aplicar isso em seu trabalho. - Trabalhe em outros setores da sua companhia.
- Inclua pessoas de fora em algumas reuniões de sua equipe.
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores e cofundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso estão
1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que tem de ser
feito.
4) COMENTÁRIO DA SEMANA: Maria José Quixeramobim ? Okean, Ceará
?É incrível como as e-zines deixam mensagens inspiradoras e capazes
de nos fazer refletir sobre as atitudes de vendedores e de nós como
clientes. Todo vendedor deveria ter em mão a revista VendaMais, pois
facilitaria seu desempenho, e a satisfação do cliente estaria garantida.?
5) PARA TERMINAR: Vendas ? Jeffrey Gitomer
“As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se de que
elas adoram comprar”
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Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões,
enviando sua mensagem para: [email protected]
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