As melhores dicas de vendas

Esses dias, navegando pela internet, encontrei uma tática bastante criativa e simples feita pelo especialista em vendas Jeffrey Gitomer para trocar boas dicas de vendas com seus leitores. Ele fez uma promoção-relâmpago por meio de seu perfil em uma rede social, convidando vendedores a contarem qual é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer em vendas. Aqueles que enviaram as melhores sugestões foram premiados com livros autografados. Mas o melhor prêmio foi mesmo poder dividir com todos os leitores boas dicas de vendas, resultantes de quem tem vivenciado e estudado o mercado no dia a dia: os próprios vendedores.

Gitomer recebeu mais de 260 respostas, entre elas algumas que eu gostaria de compartilhar com você:

  • Acho que ser curioso e genuinamente interessado pelas pessoas me ajudou a crescer nos negócios e a desenvolver relacionamentos mais fortes. Isso também ajudou a expandir minhas redes profissionais.
  • A arte de vender não diz respeito a vendas. Diz respeito a relacionamentos.
  • Diga sempre a verdade.
  • Altere a forma como você interage com cada pessoa, mas nunca mude quem você é.
  • Faça o que diz que vai fazer.
  • Não venda nada que você não compraria.
  • O que tiver de fazer faça agora, e não amanhã, mais tarde, após seu café ou depois de ler os e-mails. Assim você será reconhecido por responder rapidamente.
  • Proteja a base. Depois de conhecer um cliente potencial, eu escrevo uma nota manuscrita para expressar minha gratidão, indicando que percebo que ele tem opções para escolher no mercado, mas agradeço por preferir minha empresa. Pode me chamar de antiquado, porém isso me diferencia do restante.
  • Esta vale para a pós-venda: meu lema é “nenhum problema!” – não importa qual. As pessoas não querem saber por que algo não pode ser feito, elas só desejam que o problema seja resolvido, sem desculpas.
  • Quanto melhor, mais rápido, e com o entendimento do ponto de vista do cliente, mais forte será seu relacionamento com esse cliente.
  • Sorria de verdade!
  • Quando você trabalhar arduamente de forma consistente, os números vão cuidar de si mesmos.
  • Esteja preparado. Conheça seu cliente e sua concorrência!
  • Nunca fique satisfeito. Desafie-se a ser melhor. Perguntei ao meu vendedor “top”, depois de uma semana realmente bem-sucedida, se ele estava feliz com os resultados. Ele respondeu que não. Viu, é por isso que ele é meu melhor vendedor.
  • Aborde da maneira como você desejaria ser abordado.
  • Eu digo a cada cliente: “Estou aqui para lhe dar o máximo de informações que você precisa, para que possa tomar uma decisão totalmente informada”.
  • Confiança fala mais alto que palavras.
  • Venda é um conceito simples: ajudar as pessoas como você gostaria de ser ajudado.

Agora é a sua vez. Conte para mim qual é a maior dica de vendas que você conhece e pratica. Prometo compartilhar com você as melhores e mais criativas dicas que eu receber. Acesse: http://twitter.com/raulcandeloro e participe. As cinco melhores dicas receberão um livro meu com uma dedicatória especial, afinal, quem compartilha boas informações em vendas merece ser recompensado.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

10 pecados que os vendedores de loja mais cometem

Por Leandro Branquinho

  1. Não se preparar.
  2. Fazer parte de rodinhas de vendedores.
  3. Realizar abordagem desanimada ou decorada.
  4. Não dar espaço para o cliente.
  5. Abandonar o cliente.
  6. Não fazer perguntas para identificar as necessidades do cliente.
  7. Não dar alternativas.
  8. Não tentar fechar a venda.
  9. Não fazer pós-venda.
  10. Não dar atenção.

Leandro Branquinho é vendedor, publicitário e radialista.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br, publique seus artigos e aproveite para ler o artigo de Branquinho na íntegra e saber detalhes sobre os 10 pecados. Acesse agora mesmo a comunidade e leia o texto 10 pecados que os vendedores de loja mais cometem.

 

OPINIÃO DO LEITOR

“A revista VendaMais me fez enxergar um mundo novo de possibilidades na empresa em que trabalho. Para vocês terem uma ideia, consegui que a direção transformasse nosso setor de atendimento passivo em ativo e que adquiríssemos comissão. Com isso, estou até ganhando prêmio por meta alcançada, coisa que nunca aconteceu, e olha que trabalho lá há 22 anos.”
Bruno Leal Vieira

 

PARA PENSAR

“A marca de um verdadeiro profissional, independentemente de qual seja o seu negócio, é reconhecer que as melhores informações comerciais que você pode obter nunca são encontradas num relatório ou em uma informação de segunda mão. São vistas por meio de uma dieta constante de informações diretas e imediatas por parte de seus clientes e funcionários”
Harvey Mackay

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima