4 cases (inspirações) para premiar os vendedores

Um dos elementos mais facilmente mensuráveis na maioria das empresas é o cumprimento das metas de vendas. Os vendedores ficam motivados com o reconhecimento e com o prêmio.

Um dos elementos mais facilmente mensuráveis na maioria das empresas é o cumprimento das metas de vendas. Os vendedores ficam motivados com o reconhecimento e com o prêmio.

Para inspirá-lo a premiar sua equipe trazemos 4 cases interessantes que estão no livro 1501 Maneiras de Premiar seus Colaboradores, de Bob Nelson, da Editora Sextante. Nelson assegura que demonstrar reconhecinento aos colaboradores gera motivação e aumenta a autoestima e a produtividade, além de reduzir o stress, o número de faltas e a taxa de rotatividade.

1 – Nada como um bom desafio para motivar a equipe. Num almoço numa pizzaria para comemorar um mês de excelentes vendas, Michael Phillips, diretor comercial da Korry Eletronics, hoje parte da Esterline, disse aos integrantes da sua equipe que, se eles batessem um novo recorde, ele rasparia a cabeça. Phillips conta: “Todos se envolveram tentando quebrar o recorde, inclusive os clientes. Os funcionários do departamento de troca e garantia chegaram a prever trabalho dobrado”. À medida que o grupo se aproximava do recorde, Phillips saiu colocando avisos nos monitores informando que não seria possível trabalhar porque os computadores estavam fora do ar. “Aquilo colocou mais lenha na fogueira”, lembra ele. Para celebrar o mês “inacreditável”, esse diretor comercial raspou a cabeça na presença de 565 colaboradores durante a festa de 60 anos a Korry. Os funcionários que haviam fechado as maiores vendas foram os primeiros a dar tesouradas no cabelo do supervisor. O evento contou ainda com a presença de clientes-chaves e vendedores de todo o mundo.

2 – A Checkpoint Systems, empresa que produz sistemas de segurança, nomeia oito vendedores que se destacam para o Clube Presidencial. Os membros do clube atuam como um conselho consultivo para os executivos da empresa e ganham uma viagem em grupo de cinco dias para lugares como Bermudas e Acapulco.

3 – A Pentel of America concede o prêmio Samurai para motivar os vendedores a:

  1. aumentar as vendas em relação ao não anterior
  2. realizar certa quantidade de trabalho diretamente com o consumidor final das canetas da empresa (contato e venda)
  3. submeter os relatórios de vendas e de marketing a novas técnicas para promover os produtos da companhia.

Os vencedores recebem um prêmio em dinheiro, o anel de Mestre das Vendas, uma espada genuína de samurai e uma viagem de primeira classe para o Japão de uma semana, com direito a acompanhante. O gerente regional de vendas cujo território se destaca também recebe o mesmo prêmio.

4 – A agência de publicidade IMRE Communications premia seus funcionários com uma semana a mais de recesso no Natal por ajudarem a empresa a atingir suas metas financeiras


E você? O que fez ou faz de diferente? Conte sua história para nós – [email protected]. As melhores ações serão publicadas na próxima edição da VendaMais.

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