Ambientes de Vendas Inteligentes

Invista em tecnologia, mas não esqueça de que o cliente é seu principal alvo e a razão de sua existência.

Invista em tecnologia, mas não esqueça de que o cliente é seu principal alvo e a razão de sua existência.

Se você nunca ouviu esta nomenclatura, ambientes inteligentes são espaços físicos com tecnologia embutida (de forma invisível) onde as informações chegam aos clientes ou consumidores de forma natural. Este é o conceito de Karina Israel, diretora executiva da YDreams Brasil, multinacional especializada em inovação aplicada à comunicação, que possui mais de 15 anos de experiência e afirma que a tecnologia, neste caso, vem para “empoderar” atividades comuns do dia a dia. “Ela serve para despertar a atenção e o interesse, criar engajamento para a marca ou produto, além de oferecer informações relevantes que ajudem o cliente a realizar a melhor opção de compra.

“O ambiente inteligente cria uma atmosfera mais receptiva para o cliente ou consumidor ter a melhor experiência de compra possível, onde a tecnologia entra como um meio e nunca um fim, com interfaces fáceis, intuitivas e sem necessidade de aprendizado”, comenta Karina.

Com tanta tecnologia incluída em um ponto de venda, uma pergunta que não cala é: e o vendedor? Onde fica nesta história? A diretora executiva da YDreams acalma os ânimos e afirma que a tecnologia funciona apenas como um suporte, e não como protagonista – ufa! –, servindo apenas para ajudar o consumidor a escolher o melhor produto para o seu desejo. “O vendedor vai assumir, dada vez mais, um papel de consultor, de especialista, e é isso que o consumidor dos novos tempos – exigente e crítico – espera”, diz.

Diante deste cenário, o que um ponto de venda contemporâneo deve proporcionar ao seu cliente? Para Karina, a resposta é simples: “experiências inovadoras”, mas isso sem esquecer da qualidade do atendimento e da satisfação do consumidor.
Então agora vamos imaginar um ambiente de vendas inteligente, aonde vamos unir o real com o virtual, que é exatamente o objetivo desta nova tecnologia. Segundo Karina, as pessoas já estão acostumadas com geolocalização, informação em tempo real, informação relacionada e combinada (datamining), com output visual (infográficos), entre outras, então por que não utilizar isso no nosso dia a dia? “O supermercado digital não deve substituir o real, porque muitas pessoas gostam de escolher sua rúcula, adoram tocar nas novas embalagens, descobrir novidades, ou se inspirarem para o jantar no local. O que falta é que o supermercado físico nos ajude a realizar a melhor compra possível! Posso dizer que quero fazer um jantar para os amigos e, no supermercado, descobrir sugestões de receitas, onde estão os produtos e quem comprou aqueles ingredientes serviu a sobremesa tal. Na área de vinhos, posso dizer que vou fazer salmão para o jantar, e as prateleiras de vinhos que combinam com o meu prato ficarem iluminadas. Posso encontrar o melhor produto para meu tipo de cabelo, pele, etc.”, exemplifica.
Ou seja, transformar seu ambiente de vendas em um ambiente de vendas inteligente é unir o real com o virtual, maximizando a experiência de compra, tornando-a muito mais interessante.

Ergonomia

Quando falamos em ergonomia, o que lhe vem à mente? Cadeiras corretas e ajuste da tela de seu computador, não é mesmo? Mas não é só isso! Vai muito mais além. Adriana Laufer, designer de produto pela PUC-PR e mestre em engenharia de produção pela UFSC, com experiência na área de ergonomia, design de interiores e acessibilidade em espaços públicos, comenta que a ergonomia está presente em tudo e é o estudo das interações das pessoas com o ambiente, objetivando interações que visem melhorar a segurança o conforto e o bem-estar do usuário.
Esta definição se encaixa perfeitamente no ambiente de vendas inteligente, concorda?
Pois encaixa mesmo! Afinal, proporcionando um espaço com conforto, praticidade e segurança ao usuário, ou seja, um espaço com boa circulação, mobiliários adequados, cores agradáveis, iluminação e temperatura adequadas, as vendas serão alavancadas. Adriana ainda cita itens como comunicação visual – que deve estar toda dentro do campo de visão do usuário –, mobiliários ergonômicos com materiais resistentes e confortáveis. “A ergonomia reduz o stress, os erros, os acidentes e a fadiga, proporcionando conforto, segurança e bem-estar ao trabalhador e, como consequência, o aumento da produtividade”, afirma Adriana. E aumento de produtividade significa lucro no caixa.

Neuromarketing

Esta é uma ferramenta, segundo Carlos Augusto Costa, coordenador do laboratório de neuromarketing da FGV Projetos, que visa melhorar os ambientes para chegar ao cliente exatamente como ele deseja ser abordado, mesmo que ele ainda nem saiba disso. “

Ambiente Energizado

1. Nome completo e minicurrículo

R: Franco Guizzetti – há mais de 19 anos atua no Ramo Ciências Holísticas,  Estudando e Trabalhando com de Feng Shui, Energias, Radiestesia, Limpeza Energética, Palestras, Cursos e Workshop.
Além de Prof° de Feng Shui é Consultor de Feng Shui para Residências, Comércio e Empresa, Assessor de Energias, Radiestesia e Coaching Holístico.
 
2. Quais são as cores mais indicadas para ambientes que necessitam vender mais?
R: Quando falamos de Cores para vender mais pelo Feng Shui e necessário definir como escolher estas cores.
O caminho mais comum no Feng Shui e fazer um estudo do ambiente ou imóvel da empresa, aplicando o Ba-Gua e definindo áreas e as cores.

Ba-Gua, em poucas palavras, e uma das técnicas de Feng Shui que mapeamos setores importantes: trabalho, prosperidade, clientes, sucesso etc. Definido em quais ambientes esta cada setor, iremos definir as melhores cores, segundo o setor.
Exemplo: Setor da Riqueza – usamos as cores verde, azul, amarelo, laranja, dourado, prata e roxo. Escolhemos uma ou mais cores para compor o ambiente para atrair mais riqueza para a empresa.

Mas e necessário saber como se aplicar o Ba-Gua, Ai requer um Consultor de Feng Shui ou um estudioso da Técnica.
Um caminho mais fácil e trabalhar com as cores da empresa ou do logo da empresa nos ambientes. Ira ativar as vendas.
Outra opção e trabalhar com cores ditas de Prosperidade ou Vibrantes:
– Dourado, Amarelo, Tons Cítricos, Verde claro, Laranja e Vermelho.

3. O que o Feng Shui pode ensinar para os locais de vendas?

R: Recomendações gerais que o Feng Shui sempre recomenda é:

  • Boa Iluminação natural e artificial.
  • Ventilação.
  • Nada de bagunça e entulhos no ambiente de trabalho.
  • Espaço entre mesas e moveis para a energia e as pessoas circularem com facilidade.
  • Boa pintura e limpeza.
  • Cores em pintura e quadros para motivar e alegrar.
  • Evitar excesso de barulho e gritaria.
  • Eliminar funcionários negativos e fofoqueiros.
  • Ter chefias positivas.

4. Quais são os erros mais comuns das lojas de varejo que "prendem" o fluxo de dinheiro?

R: Algumas que me chamam mais a atenção:

  • Não localizar a nome da loja na fachada ou no seu interior.
  • Péssima iluminação e lojas escuras.
  • Vitrines escuras e bagunçadas.
  • Lojas com péssima circulação para o cliente circular.
  • Bagunça e entulho no estoque de mercadorias. Estoque e Riqueza. Entulho no estoque e energia parada.

5. O que seria, em sua opinião, um ambiente de vendas ideal?

R: Resumidamente e tudo o que já expliquei ate agora. Mas uma loja ou empresa vai vender mais se tiver boas energias.
Boas energias vai influenciar positivamente a energia dos funcionários e dos clientes.

E claro que de nada ter boas energias, fazer estudo de Feng Shui ou ter um ambiente agradável que não há um bom treinamento dos funcionários, boa administração e produtos e serviços adequados aos clientes.

Feng Shui não faz milagres na vida de nenhuma empresa. E mais uma ferramenta para a empresa prosperar via boas energias.
E um ponto importante: Feng Shui e muito mais que arrumar a loja. Isto e começo.
 
6. Números e Palavras. É interessante usá-los em um ambiente de escritório, por exemplo?

R: Palavras sempre foram e serem motivadores numa empresa ou ambiente de trabalho. Tudo começou com a missão da empresa. Mas agora vejo muitas empresas colocando frases motivadores em ambientes comuns ou refeitórios.
Antigamente os empresários colocavam ideogramas chineses ou japoneses com as palavras: paz, prosperidade, união ou sucesso.

Hoje já vejo empresas colocando frases motivadoras e decalque na parede de um ambiente da empresa.

Lembro de uma vez que atendi há uma grande empresa de informática que o dono era torcedor fanático de um time aqui de SP que o escudo do time estava grafitado numa parede do deposito. A parede tinha 10 metros de altura. Imagine o tamanho do escudo.

Já números podemos usar num estudo de numerologia da empresa. Já foge do Feng Sui. Mas sou a favor de usar. 
 
8. Um ambiente que vende mais tem sempre um melhor fluxo de energia? Explique. Quais os resultados mais perceptíveis do Feng Shui na vida da pessoa?
 
R: Quando uma pessoa aplica Feng Shui na sua casa ou empresa ela quer melhorar algo na vida ou no ambiente ou os dois. Feng Shui e harmonia da energia da casa. Quando as pessoas acreditam e sentem o que estão fazendo, iram se sentir muito bem ou melhor.

Mas, não esperem milagres. Feng Shui e uma Ferramenta a mais para melhora nossas vidas. Mass, ela não muda nada se nãos não melhorarmos interiormente.

E como eu falo: Temos que sempre harmonizar nossas duas casas: A física e a interior. Pense nisto.
 
9. Diga 5 itens (ou cores) indispensáveis para um ambiente de trabalho que atraia mais clientes (vendas).

R: Cores: – Dourado, Amarelo, Tons Cítricos, Verde claro, Laranja e Vermelho.

Franco Guizzetti
Consultor de Feng Shui Empresa, Comercio e Residências.

Apendices:

1) O que é o Feng Shui e como é possível inserí-lo em nosso cotidiano?

R: Feng Shui – é uma Técnica Milenar Chinesa que busca Estudar a Energia dos Ambientes.
Estes ambientes podem  ser uma Empresa , Comercio e uma Residência.

Em qualquer Imóvel existe Energia e, esta Energia Circula em todos os ambientes de forma Equilibrada. A função do Feng Shui e analisar como esta a Energia nos ambientes. Se encontrar algum problema que cause desiquilíbrio na Energia, o Feng Shui ira propor curas. Assim o ambiente voltara a ter sua energia em harmonia e equilíbrio.

Há muitos fatores que podem fazer a Energia se desequilibrar:

  • Energia não entrar nos imóveis por causa bloqueios diversos,
  • A Energia não circula no interior e ambientes, por causa de bagunças em excesso nos ambientes,
  • Fuga de Energia, etc.

Não e o Feng Shui que trás energia a um ambiente, pois energia já existe na casa e empresa. O Feng Shui so ira melhorar esta energia, se bem aplicado.

Como inserir? Basta estudar os princípios de Feng Shui através de bons cursos e aplicar na sua casa. Ou seja, qualquer pessoa pode aprender e aplicar o Feng Shui. E e o vem que ocorre.

OU, a pessoa pode contratar os serviços de um Consultor de Feng Shui. Um profissional qualificado que fara o estudo da sua casa e empresa.

O Feng Shui para residência é diferente do Feng Shui comercial. E, dentro do Feng Shui comercial temos amplo leque de possiblidades ou empresas: escritórios, quiosques, mecânicas, indústria, restaurante e lojas. Cada uma com sua particularidade e complexidade.

Como consultor da área, acredito que o feng shui para lojas é o mais fascinante para fazer. Quando comecei a atuar, lojas eram um desafio, pois não havia e não ainda há tantas informações do que deve ser feito. Fui adaptando e criando conceitos de Feng Shui para atrair boas energias para este tipo de ambiente.

Um dos pontos que sempre chamo a atenção do proprietário é a frente da loja, o cartão de visitas que chama a atenção dos clientes. É muito importante ter uma cor na fachada que chame a atenção ou desenhos ligados ao ramo de atividade. Nada deve tampar a visão da loja e sua entrada, como árvores grandes. Isto prejudica a circulação de boas energias e visitantes.

Placa com o nome da loja e produtos na fachada são muito importantes para atrair clientes. É muito comum ver lojas com placas pequenas, escondidas ou sem placas, por preguiça ou falta de visão de marketing. Dessa forma, fica mais difícil que as pessoas passem e conheçam a loja.

A numeração do imóvel da loja pode ser um importante aliado para atrair boas energias. O correto é fazer um estudo numerológico do nome da empresa e proprietários, mas no geral, se a loja tiver soma de números que resultam em três, será um local com muito movimento. Se tiver vibração oito, será um lugar com sucesso e destaque.

Vale lembrar também que o nome da loja é importante. O empresário deve fixar o nome da loja dentro do estabelecimento e nas sacolas, por exemplo. Coloque o nome da loja ou o logo atrás do caixa. Fixe bem sua marca.

Na hora de expor os produtos, pense no espaço para os clientes circularem e a energia fluir. Só se o charme da loja for amontoar produtos, não se preocupe com a circulação. Do contrario, espaços apertados impedem que os clientes entrem na loja e façam compras. É um péssimo Feng Shui!

Outro ponto negativo é a iluminação e produtos escondidos. Iluminação é sinônimo de energia. Se quiser expulsar seus clientes, esconda o produto e deixe a loja escura.

E por falar em expulsar as energias, nunca coloque espelhos na parede da entrada da loja. Isso porque, é pela porta que entra, as energias e os clientes. Dessa forma, colocar espelhos na frente da porta é uma forma de expulsar as energias, vendas, oportunidades e clientes.

Saiba expor os produtos e serviços com carinho e cuidado, pois são sua fonte riqueza. O cliente precisa encontrar com facilidade o que deseja.

O caixa é outro ponto de riqueza da loja. Se puder, coloque na lateral do balcão do caixa um espelho que dobre a imagem do cliente pagando e levando a mercadoria. Assim, irá dobrar as vendas e a entrada de dinheiro.
Para terminar, faça limpezas energéticas na loja sempre. Pois, más energias fazem um estrago tamanho nas vendas.

Vendendo Mais

Karina Israel, diretora executiva da YDreams Brasil, multinacional especializada em inovação aplicada à comunicação, dá algumas dicas de como montar um ambiente inteligente ideal direcionado a vendas. Em primeiro lugar, as marcas precisam estar onde o cliente está. “Pode ser uma loja conceito, uma loja comum, uma pop up store ou até um supermercado. O importante é falar com o cliente na língua dele”, orienta Karina. E isso não significa escrever em formato sms! Mas sim, que a oferta faça sentido para o consumidor e que ele não se perca no espaço, se sinta atendido e saia satisfeito. Para isso, considere 3 etapas fundamentais:

  1. Atração: ações interativas conseguem atrair a atenção rapidamente;
  2. Envolvimento: Um momento propício para estreitar o relacionamento com os consumidores;
  3. Conversão: influenciar a decisão de compra e aumentar as vendas do seu produto.

Além destas 3 etapas, outras 5 coisas que são indispensáveis, na visão de Karina, para um ambiente de vendas inteligente. Anote e aplique em seu ponto de venda:

Tecnologia transparente (apenas como meio)
Interface simples e intuitiva
Informação relevante (não precisa ser superficial)
Qualidade do atendimento
Satisfação do consumidor

Ergonomia Gera Lucro

Cinco dicas essenciais que toda empresa ou ponto de venda pode – e deve! – adotar para manter sua empresa ergonomicamente correta, dadas por Adriana Laufer, designer de produto, mestre em engenharia de produção pela UFSC, com experiência na área de ergonomia, design de interiores e acessibilidade:

  1. layout adequado: área para circulação de pessoas suficientes, sem obstáculos;
  2. a iluminação e a temperatura devem ser suficientes para o tamanho do espaço e atividade executada;
  3. a mesa deve estar 3cm abaixo altura dos cotovelos para uma postura correta. Os utensílios sobre a mesa devem ficar ao alcance confortável;
  4. evitar superfícies de trabalho que imitam reflexos nos olhos;
  5. a cadeira deve ter regulagens, possuir rodízios, apoio para os braços e um assento com espuma rígida, para alternância de postura.

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