InteligĂȘncia emocional

Aprenda a trabalhar a sua InteligĂȘncia Emocional e ganhe pontos na corrida pelo sucesso

A inteligĂȘncia sempre foi alvo de estudo de vĂĄrios filĂłsofos e cientistas. AtĂ© algumas dĂ©cadas, ter um QI (Quociente de InteligĂȘncia) elevado era um dos fatores mais importantes para uma boa colocação profissional. Testes para avaliar o nĂ­vel do QI das pessoas se multiplicavam em revistas, livros e em sites da internet. Mas a questĂŁo agora Ă© outra: vocĂȘ Ă© inteligente emocionalmente? Como anda o seu QE (Quociente de InteligĂȘncia Emocional)?

Muitos teóricos acreditam que, além de ser inteligente racionalmente, é preciso ser inteligente emocionalmente para alcançar o sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

A VendaMais conversou com especialistas sobre o tema que estĂĄ revolucionando o pensamento de profissionais de vĂĄrias ĂĄreas, inclusive a de vendas.

Conceito – Em meados da dĂ©cada de 80, estudiosos americanos começaram a pesquisar sobre a importĂąncia da InteligĂȘncia Emocional (IE) na vida das pessoas. A primeira grande pesquisa sobre o tema foi feita por John Mayer e Peter Salovey, com base no termo apresentado pela primeira vez por Wayne Payne, no ano de 1985. PorĂ©m foi Daniel Goleman, psicĂłlogo e professor da Universidade de Harvard, EUA, quem popularizou o tema quando escreveu o best-seller InteligĂȘncia Emocional, em 1995.

Confira entrevista completa na seção VM PLUS do portal VendaMais

Em entrevista exclusiva Ă  revista VendaMais, Daniel Goleman contou a importĂąncia do desenvolvimento da InteligĂȘncia Emocional na vida de qualquer profissional. Para ele, esse conceito “estĂĄ sempre se atualizando, pois novos estudos sĂŁo feitos periodicamente e todos os dias surgem mais artigos e publicaçÔes sobre o assunto”.

Segundo Goleman, existem quatro aptidĂ”es essenciais na conceituação da InteligĂȘncia Emocional: autoconsciĂȘncia, autocontrole, consciĂȘncia social e administração de relacionamentos.

A autoconsciĂȘncia Ă© uma aptidĂŁo que auxilia na percepção dos sentimentos e das emoçÔes, e faz com que as pessoas tenham mais facilidade em compreender os fatos que acontecem em suas vidas. JĂĄ o autocontrole Ă© uma caracterĂ­stica que diz respeito ao poder de se controlar perante a acontecimentos negativos em sua vida pessoal e profissional. As pessoas que tĂȘm autocontrole geralmente suportam fortes emoçÔes com mais facilidade do que aquelas que nĂŁo tĂȘm essa aptidĂŁo muito desenvolvida.

A consciĂȘncia social Ă© uma caracterĂ­stica de quem se preocupa nĂŁo apenas com o seu prĂłprio bem-estar, mas com as emoçÔes dos que o cercam, tendo facilidade em se relacionar em equipe, por exemplo. A Ășltima das aptidĂ”es classificadas como fundamentais nas pessoas inteligentes emocionalmente Ă© a administração de relacionamentos. Essa aptidĂŁo Ă© resultado das trĂȘs primeiras e determina a capacidade de se relacionar consigo e com os outros. A boa administração de relacionamentos traz sucesso na interação com pessoas diferentes, pois as aquelas que sabem administrar seus relacionamentos acabam compreendendo a diferença. “NĂłs podemos dividir essas aptidĂ”es em dois grupos: o das competĂȘncias pessoais e o das competĂȘncias sociais. As duas primeiras aptidĂ”es fazem parte do grupo das competĂȘncias pessoais, e as duas Ășltimas do grupo das competĂȘncias sociais”, afirma Goleman.

Com base no livro Desenvolva sua InteligĂȘncia Emocional, de Travis Bradberry e Jean Greaves, e nas quatro aptidĂ”es da IE apresentadas por Daniel Goleman, desenvolvemos 4 dicas para ajudĂĄ-lo a identificar qual Ă© o seu nĂ­vel de InteligĂȘncia Emocional e o que vocĂȘ precisa fazer para desenvolvĂȘ-la e se tornar ainda mais inteligente emocionalmente. Confira:

1. Pratique autoconsciĂȘncia – Reflita sobre seu comportamento como colega de trabalho, vendedor e funcionĂĄrio. VocĂȘ sabe ouvir? VocĂȘ muda seu comportamento quando percebe que estĂĄ errando? Mais importante que apenas falar, Ă© saber ouvir. Saber ouvir Ă© uma caracterĂ­stica que agrega muitos pontos ao seu QE, pois ajuda a desenvolver a primeira aptidĂŁo da InteligĂȘncia Emocional que Ă© a autoconsciĂȘncia.

2. Tenha autocontrole – Muitas vezes, nĂŁo vale a pena se irritar com pequenas coisas no trabalho ou, atĂ© mesmo, em casa. Saiba reagir Ă s objeçÔes, pense nos pontos positivos daquela venda nĂŁo ter dado certo. Talvez uma reação tranqĂŒila, em um momento como esse, pode significar um cliente fiel, que voltarĂĄ em uma prĂłxima ocasiĂŁo. Suas emoçÔes nĂŁo podem tornĂĄ-lo uma pessoa desagradĂĄvel perante seus clientes.

3. Compreenda os problemas de outras pessoas – Se alguĂ©m nĂŁo compra um produto de vocĂȘ, qual Ă© a sua reação? VocĂȘ entende a decisĂŁo dessa pessoa? Ou vai logo achando que o problema estĂĄ todo em vocĂȘ? Pode ser que naquele momento algo impediu aquele cliente de finalizar a compra, talvez algum problema pessoal o obrigou a ir embora. NĂŁo perca a oportunidade de ser alguĂ©m agradĂĄvel, trate bem as pessoas que enfrentam momentos difĂ­ceis. Resultado disso: seu QE aumentarĂĄ.

4. Valoriza seus relacionamentos – Construir relacionamentos Ă© importante, mas mantĂȘ-los Ă© fundamental. As pessoas que administram bem seus relacionamentos sĂŁo, em geral, emocionalmente mais inteligentes. NĂŁo esqueça dos amigos que fez no antigo local de trabalho, eles podem vir a ser importantes em algum momento da sua vida. Procure as pessoas e demonstre interesse em saber como elas estĂŁo e se precisam de alguma coisa.

Para o Prof. Gretz, palestrante e autor do livro Voando Como a Águia, Ă© preciso saber conciliar razĂŁo e emoção para se obter sucesso. “Quando utilizamos a InteligĂȘncia Racional, ficamos focados em metas, em resultados. Utilizando a InteligĂȘncia Emocional, ficamos focados em pessoas, atitudes e comportamentos. É preciso conciliar os dois conceitos para atender da melhor forma os clientes”, afirma.

InteligĂȘncia Emocional em vendas – Em um processo de venda, o vendedor precisa se preocupar com aspectos que vĂŁo alĂ©m das aptidĂ”es da inteligĂȘncia racional do ser humano, pois Ă© preciso saber identificar as necessidades dos clientes, reagir da melhor forma frente Ă s objeçÔes, comportar-se da melhor maneira perante ao comprador, enfim, Ă© importante ser emocionalmente inteligente. Para Paulo Vieira, diretor do Grupo Spy, palestrante na ĂĄrea de InteligĂȘncia Emocional e autor do livro Eu, LĂ­der Eficaz, Ă© possĂ­vel um vendedor com baixo QE atingir o sucesso em vendas, mas “sem essas aptidĂ”es ele estarĂĄ falhando em algumas ĂĄreas; seja perdendo em qualidade de vida – pelo esforço exagerado em vender –, seja por gerar conflitos na empresa e nos clientes. Ele nunca serĂĄ um vendedor completo”, analisa.

Conhecer o seu produto, saber utilizar os oito passos da venda, ter noção de preço e prazo sĂŁo caracterĂ­sticas fundamentais a qualquer bom vendedor. Mas essas habilidades podem nĂŁo garantir a fidelidade do cliente, por exemplo, pois apesar de agir de forma sensata e coerente, o vendedor pode encontrar dificuldades no relacionamento, o que pode atrapalhar na conquista do comprador. Louis Burlamaqui, especialista em Coaching e diretor-geral da Dale Carnegie Training de Minas Gerais, acredita que alĂ©m de ajudar a garantir a fidelidade do cliente, o alto QE pode ajudar o vendedor a atingir posiçÔes de lideranças em suas empresas, pois lĂ­deres precisam ter o seu lado emocional bem desenvolvido. “A liderança de uma equipe de vendas passa pela InteligĂȘncia Emocional. O vendedor pode crescer profissionalmente se desenvolvĂȘ-la. Empresas buscam lĂ­deres que sabem lidar com gente e com emoçÔes”, complementa.

O livro Desenvolva sua InteligĂȘncia Emocional, de Travis Bradberry e Jean Greaves, conta que em uma grande cadeia varejista americana (o nome nĂŁo Ă© citado) havia um lĂ­der que, apesar de ser um bom profissional, tinha atitudes que demonstravam o seu baixo QE. Uma funcionĂĄria da empresa resolveu entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos para se queixar do seu lĂ­der. Percebendo que as reclamaçÔes eram constantes, o RH, que jĂĄ estava desenvolvendo um projeto de coaching para os gerentes da empresa, chamou esse lĂ­der para uma conversa e fez com que ele percebesse que o seu comportamento nĂŁo era muito bem-visto pelos funcionĂĄrios. O gerente, que nĂŁo imaginava que o seu jeito de se relacionar com as pessoas era um ponto negativo devido ao exercĂ­cio de sua função, começou a desenvolver seu QE e, apesar de nĂŁo ter se tornado “um chefe perfeito”, ele se tornou uma pessoa melhor e sua equipe passou a ter mais facilidade para se relacionar com ele.

O exemplo dado pelo livro Ă© mais comum que se imagina. Grandes profissionais tĂȘm dificuldades em desenvolver a InteligĂȘncia Emocional e, conseqĂŒentemente, muitas vezes exercem mais a função de chefes que de lĂ­deres. Confira, no grĂĄfico abaixo, a mĂ©dia de pontuação de QE de cada cargo em uma empresa. A pesquisa foi apresentada no livro Desenvolva sua InteligĂȘncia Emocional.

AndrĂ© Ern Ă© gerente nacional de vendas da Haco Etiquetas, empresa lĂ­der mundial em etiquetas, e procura desenvolver sua IE para poder ser um bom lĂ­der. “Procuro sempre tentar fazer uma ‘leitura’ da visĂŁo das outras pessoas da minha equipe antes de definir algo na empresa, inclusive expondo os problemas a todos. A contribuição de cada um traz sempre um resultado melhor para a empresa. É importante que o gestor da equipe conheça seus colaboradores e que aproveite o melhor de cada um”, conta.

MĂĄrio Laffitte Ă© gerente de marketing da Iveco, fabricante de veĂ­culos com sede em SĂŁo Paulo. Ele tambĂ©m acredita na importĂąncia da InteligĂȘncia Emocional na vida profissional de vendedores e lĂ­deres. “O executivo de hoje Ă© aquele que possui uma elevada habilidade nos relacionamentos interpessoais. Um bom profissional deve proporcionar abertura para sugestĂ”es e tambĂ©m para crĂ­ticas construtivas. Esse profissional deve saber dissuadir preconceitos e trabalhar em equipe”, afirma.

Como desenvolver – Se para descobrir qual Ă© o seu Quociente de InteligĂȘncia basta fazer testes de lĂłgica e de raciocĂ­nio, descobrir o QE nĂŁo Ă© algo tĂŁo mecĂąnico. Assim como as aptidĂ”es da InteligĂȘncia Emocional sĂŁo mais subjetivas que as da inteligĂȘncia dita racional, a descoberta do QE tambĂ©m Ă© mais subjetiva que a do QI. Analisar o seu comportamento e suas atitudes com as pessoas de sua equipe pode ser uma maneira de descobrir como anda a sua InteligĂȘncia Emocional, mas Daniel Goleman acredita que existe um outro jeito para perceber se vocĂȘ estĂĄ sabendo utilizar a sua InteligĂȘncia Emocional. “Se um cliente volta a comprar de vocĂȘ, se um cliente sente-se satisfeito com o atendimento feito por vocĂȘ, se ele efetivamente acredita que vocĂȘ estĂĄ o ajudando a encontrar o que ele precisa, esses podem ser sinais de que vocĂȘ tem um QE bem desenvolvido, pois a relação interpessoal Ă© muito importante para o desenvolvimento do QE”, explica.

Depois de analisar como anda a sua InteligĂȘncia Emocional, Ă© preciso começar a desenvolvĂȘ-la. Para isso, Paulo Vieira afirma que existem vĂĄrias maneiras: “Participar de treinamentos em que os vendedores e os lĂ­deres vivenciam todas as aptidĂ”es emocionais em situaçÔes extremamente intensas – como trabalho em equipe, resolução de conflitos, liderança e supervisĂŁo – podem ajudar extremamente, pois fazem os vendedores conhecer melhor todos da equipe”, completa.

NĂŁo existem testes oficiais para identificar qual Ă© o QE exato de cada pessoa, mas a avaliação dos seus comportamentos no seu dia-a-dia pode ajudĂĄ-lo a concluir quais as aptidĂ”es da InteligĂȘncia Emocional precisam ser mais desenvolvidas para que vocĂȘ seja considerada uma pessoa emocionalmente inteligente. Reflita sobre suas atitudes e transforme-se.

Agradecimento: Editora Campus–Elsevier

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