Organização, por favor!

O bom vendedor é aquele que consegue obter bons resultados em vendas. Mas para que tudo isso aconteça é preciso que o vendedor seja organizado. O bom vendedor é aquele que consegue obter bons resultados em vendas (ponto final). Poucas profissões podem ser medidas com tanta simplicidade, eficiência e exatidão. Nós sabemos bem disso, vendedor que não atinge bons resultados está com a vida complicada.

Mas para chegar nesse resultado tão simples e, para que isso aconteça com regularidade, é preciso reunir uma série de fatores, pois não adianta estourar a meta em um mês e fracassar no outro. O vendedor que consegue bons resultados precisa manter uma quantidade de novos clientes entrando na carteira, afinal os prospects garantem a venda de amanhã e cobrem aqueles clientes que naturalmente perdemos. Também é muito importante que trabalhe para aumentar o consumo dos clientes atuais. E também não perder os prazos para contatá-los novamente, pois algum concorrente pode ocupar seu espaço exatamente nessa hora.

É, não são poucos os detalhes que compõem aquele simples resultado final. E tem muito mais, pois cada empresa e clientes têm suas peculiaridades e, por isso, precisamos ter as informações de compra e recompra sempre à mão. Mas para que tudo isso ocorra é preciso que o vendedor seja organizado. Sei que essa palavra gera um grande arrepio na maioria das equipes de vendas, pois mesmo nos perfis psicológicos e nos testes, dificilmente uma pessoa agressiva em vendas consegue ser extremamente organizada.

E não precisa mesmo ter a organização de um contador. Mas se não for pelo menos um pouco organizada, seus resultados a médio prazo serão comprometidos, seus clientes ligarão sempre reclamando e isso custará muito caro. Cada dia mais, vemos nas premiações para os melhores vendedores das empresas que eles têm um perfil que une atitude, técnica (leia-se conhecimento em vendas), organização e habilidade. Nessa ordem mesmo.

O vendedor cheio de trejeitos e melindres, que sempre dá um jeitinho para tudo, está perdendo terreno para as pessoas de atitude, que têm técnica e organização. Aliás, os grandes resultados sempre vêm do aprimoramento do processo, de buscarmos melhorar nos pequenos detalhes, nos percentuais mínimos, que somados levarão ao grande resultado final.

Entretanto, toda essa estrutura, todo esse aperfeiçoamento só é possível se organização for a palavra-chave.

Caso contrário, você diz que ligará para o cliente, e não liga, fica de encaminhar rapidamente aquele pedido, e esquece e, ainda, jura que atingirá a meta, mas não atinge. Ou, caso consiga, precisa se apressar muito, mais que o necessário para que isso aconteça, perdendo assim foco, tempo e acabando com a paciência de todos que o cercam.

Um pouco de organização, por favor!

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