Gasosa Cini: 100 anos de uma empresa sem segredos e 100% familiar

É difícil encontrar um paranaense ou catarinense que não tenha provado a gasosa Cini. A história da fábrica de bebidas, que completa este ano o primeiro centenário, acontece em meio a dificuldades e conquistas.

A empresa foi registrada em 1904 por Hugo Cini, mas a história do refrigerante começou bem antes. Egízio Cini, pai de Hugo, veio da Itália para o Brasil no século XIX e iniciou a fabricação artesanal dos produtos. A fábrica foi instalada em Palmeira, no interior do Paraná. Quando o filho Hugo decidiu registrar a marca Cini, resolveu também transferi-la para São José dos Pinhais, no mesmo estado. No início da década de 30 mudou para Curitiba.

A conquista do mercado

Durante muitos anos Hugo foi conquistando o mercado. Comprou a marca Wimi, tradicional refrigerante de laranja e foi modernizando o maquinário, mas mesmo assim continuava tudo muito artesanal. ?Naquela época as coisas eram mais práticas do que técnicas. As medidas eram variadas, como se fosse um gourmet preparando uma receita?, conta Nilo Cini Jr., engenheiro químico, atual diretor da área industrial da empresa e bisneto de Egízio Cini.

Processo de transição mercadológico

No início dos anos 70 o empresário Hugo faleceu e o comando da empresa ficou a cargo dos filhos. Como acontece com muitas empresas familiares, na década de 80 a Hugo Cini passou por um processo de transição. “Essa foi uma época complicada. Muitas pessoas da família estavam envolvidas na administração e se não tiver um certo cuidado nessa fase, a empresa acaba fechando?. Alguns consultores e assessores foram contratados para auxiliar nesse processo.

Investimento em capital humano

Passado o período crítico, começou-se a investir em capital humano profissional e em novos equipamentos. A fábrica continuou a crescer e os consumidores podiam provar novos sabores de gasosa, mas os produtos eram distribuídos somente no mercado paranaense, devido ao alto custo do transporte.

Equipamento moderno para descartáveis

Na década de 90 a Cini foi uma das primeiras indústrias a envasar refrigerantes em garrafas descartáveis. Segundo Nilo, a projeção de venda de refrigerante para os anos de 96/97 era boa. Devido ao baixo custo da embalagem (não quebrava e não precisava transportar novamente o ?casco? ), outros estados começaram a comprar o produto e para atender a demanda investiram num equipamento moderno para descartáveis. ?Mas no período entre a compra da máquina e a entrega, aconteceu uma queda no consumo e a máquina que tínhamos suportava os pedidos. Ficamos com a máquina nova parada e pagando aluguel de um barracão?, lembra Nilo.

Depois disso, dois dos sócios resolveram fazer um acordo e dar um novo direcionamento para a empresa. Venderam a sede própria, se livraram das dívidas e alugaram um novo barracão, onde montaram toda a estrutura e começaram a produzir novamente.

100% familiar

Hoje a Cini é comandada por dois grupos de acionistas, herdeiros de Orlando e Nilo Cini. Continua 100% familiar. A administração é moderna, sempre com a idéia de investir, fidelizar e criar novos produtos. A empresa prefere investir em ações de marketing no ponto-de-venda trabalhando com promotores e repositores.

Para o centenário, a Cini criou um selo comemorativo e vai entrar no mercado com mais três produtos: água, chás e sucos. Somente a água terá marca diferenciada, será chamada de Bona. E ainda vai retomar a palavra Gasosa, que fez sucesso durante algumas décadas nas embalagens.

Curiosidades

  • A Cini hoje atende o Paraná e Santa Catarina.
  • São 80 funcionários que trabalham diretamente .
  • Os sabores mais vendidos são gengibirra e franboesa.
  • O faturamento anual da empresa é de 15 milhões de reais.
  • São 40 milhões de litros comercializados por ano.
  • De 2002 para 2003 houve um crescimento de aproximadamente 6% .
  • Para aumentar a produtividade e diminuir custos com energia elétrica, a empresa vai investir em uma nova máquina italiana, no valor de dois milhões de reais.

As 8 dicas da Cini para se manter no mercado

  1. Oferecer produtos com qualidade.
  2. Se tiver de optar entre vender mais barato ou investir em mídia, fique com a primeira opção.
  3. Negocie com os clientes a exposição do seu produto e faça parcerias para que o seu produto apareça na propaganda do seu cliente.
  4. Atendimento constante.
  5. Serviço de atendimento ao consumidor ativo.
  6. Equipe de vendas bem treinada.
  7. Procurar melhorar sempre a imagem do seu produtos.
  8. E o mais importante, seja honesto.

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