As aparĂȘncias enganam? Pouco, mas enganam…

As aparĂȘncias enganam? Pouco, mas enganam… Todo mundo sabe que nĂŁo Ă© correto julgar as pessoas, mas o fato Ă© que todos julgamos e somos julgados o tempo todo. Quando nos deparamos com alguĂ©m, automaticamente formamos uma imagem positiva ou negativa dessa pessoa e passamos a proteger nossa primeira impressĂŁo. Por isso, Ă© tĂŁo difĂ­cil desfazer uma primeira impressĂŁo negativa. E esse primeiro conceito, tĂŁo importante e decisivo para o estabelecimento do relacionamento futuro, Ă© formado somente com base nas aparĂȘncias.

Mas aĂ­ vem a questĂŁo: serĂĄ que, como diz o ditado, as aparĂȘncias enganam mesmo? Posso assegurar que raramente elas dizem algo contrĂĄrio Ă  nossa personalidade. Se possuĂ­mos um perfil mais conservador, isso estarĂĄ refletido em nossas roupas, modo de falar, gesticular, etc. Se somos mais descontraĂ­dos, usamos tambĂ©m roupas mais soltas e um linguajar mais coloquial e assim por diante.

No entanto, hĂĄ um cuidado essencial que temos de tomar quando o assunto Ă© venda e relacionamento profissional em geral. NĂŁo podemos julgar uma pessoa por sua classe social ? porque aĂ­ sim, as aparĂȘncias enganam muito! Conheço algumas histĂłrias de vendedores que se deixaram levar pela aparĂȘncia do possĂ­vel cliente e perderam bons negĂłcios.

A mais emblemĂĄtica que ouvi foi de um diretor de concessionĂĄria de tratores que estava vendendo uma mĂĄquina top de linha para um fazendeiro riquĂ­ssimo, quando percebeu que um ?moleque de rua maltrapilho? estava brincando justamente em cima do trator do cliente, na hora em que ele estava fazendo o pedido. Enquanto conversava com o cliente, o diretor da loja ficava olhando em volta, inquieto, procurando um vendedor que pudesse ir atĂ© o show-room para tirar o menino de cima do trator, mas ninguĂ©m aparecia. O cliente percebeu e perguntou vĂĄrias vezes o que estava acontecendo. AtĂ© que o diretor nĂŁo agĂŒentou e respondeu:

— Sabe… estou incomodado porque tem um garoto… um menino de rua brincando em cima do seu trator. E justamente nessa hora nĂŁo me aparece sequer um vendedor para me ajudar e tirar o moleque de lĂĄ!

O cliente, meio sem graça, disse:

— Imagina! Aquele Ă© meu filho. A gente acabou de chegar da fazenda, por isso ele estĂĄ meio sujinho… Mas ele me pediu se podia brincar no nosso trator e eu deixei.

O recado que essa histĂłria nos deixa Ă© o seguinte: temos de saber que vamos ser julgados pelas aparĂȘncias e cuidar para causar sempre boas impressĂ”es. Contudo, ao mesmo tempo, precisamos nos despojar da tentação de julgar precipitadamente e tratar a todos com igualdade e dignidade.

Adriane Werner Ă© jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e mestre em Administração EstratĂ©gica. É palestrante nas ĂĄreas de OratĂłria, Media Training e Etiqueta Profissional.
Visite o site: www.adrianewerner.com.br
E-mail: [email protected]


8 x 8
Por Izabel Failde

Objetivos
Auto e heteroconhecimento, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, atenção, concentração, comunicação verbal e não-verbal, liderança, empatia, sinergia e aprimoramento pessoal e técnico.

Recursos
Cópia do texto Os 8 papéis do vendedor, revistas, tesouras, colas, folhas de sulfite, canetas hidrocor, låpis de cor, barbantes e giz de cera.

NĂșmero de participantes: atĂ© 30
Tempo estimado: 90 minutos

InstruçÔes
1Âș momento ? 20 minutos

Forme oito subgrupos e distribua cĂłpias do texto Os 8 papĂ©is do vendedor. Enquanto lĂȘem, dĂȘ a cada subgrupo um nĂșmero de um a oito, aleatoriamente.

ApĂłs a leitura, cada subgrupo deverĂĄ montar um cartaz explicativo do passo apontado no texto, cujo nĂșmero recebeu anteriormente. AlĂ©m disso, devem montar um diĂĄlogo que simule o papel assinalado. Por exemplo: o texto fala do passo nĂșmero 2, insatisfação, que requer o papel de vendedor mĂ©dico. Sempre que possĂ­vel, estimule os participantes a utilizarem casos reais. Para a formação do cartaz explicativo, os participantes deverĂŁo utilizar os materiais disponĂ­veis. Incentive-os a trabalharem com a comunicação nĂŁo-verbal, porĂ©m evitando textos. É uma Ăłtima maneira de melhorar esse tipo de comunicação entre equipes. Limite o tempo de apresentação em cinco minutos por subgrupo.

2Âș momento ? 50 minutos

Iniciando pelo passo 1, mudança, e pelo papel vendedor aluno, cada subgrupo apresentarĂĄ seqĂŒencialmente seu cartaz e simulação, seguindo sucessivamente atĂ© o fim dos trabalhos. Entre uma apresentação e outra, verifique se hĂĄ dĂșvidas ou contribuiçÔes entre os participantes. SĂł dĂȘ seqĂŒĂȘncia Ă  atividade se houver compreensĂŁo geral sobre o que foi exposto.

3Âș momento ? 20 minutos

Faça a avaliação final da atividade em duas etapas. Na primeira, peça que os subgrupos se reĂșnam novamente e identifiquem os aprendizados obtidos durante a dinĂąmica. Na segunda parte, forme um grupo aberto e peça que um representante de cada subgrupo exponha as conclusĂ”es. Se necessĂĄrio, incremente com comentĂĄrios relacionando sempre com o cotidiano.

Izabel Failde é psicóloga e consultora em RH, além de autora do livro Manual do Facilitador para Dinùmicas de Grupo.
Visite o site: www.izabelfailde.com.br
E-mail: [email protected]


LIVROS

Trade Marketing ? A conquista do consumidor no ponto-de-venda
Francisco Javier S. Mendizabal Alvarez

Trade marketing Ă© um tema cada vez mais discutido e pesquisado. Por esse motivo, o autor apresenta aos leitores um estudo detalhado sobre o assunto, que Ă© resultado da combinação entre sua experiĂȘncia profissional e vivĂȘncia acadĂȘmica. A obra apresenta de maneira clara e objetiva os diversos aspectos que interferem na concepção de estratĂ©gia de posicionamento.
Editora: Saraiva
Preço: R$ 36,90*

A Bíblia dos Canais de Venda e Distribuição
Pedro Luiz Roccato

Esse livro ? através de uma visão holística de toda a cadeia de vendas e distribuição, privilegiada quanto às demandas, anseios e desafios de cada elo ? proporciona aos fabricantes, distribuidores e revendedores conhecimentos necessårios para a tomada de decisÔes estratégicas que visam garantir a longevidade e sustentabilidade das empresas.
Editora: M. Books
Preço: R$ 75,00*

Terapia Financeira
Reinaldo Domingos

O consultor e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos desenvolveu uma metodologia simples e objetiva capaz de modificar o comportamento em relação ao dinheiro, ajudando as pessoas a alcançarem sua saĂșde financeira. Com esse livro, vocĂȘ aprenderĂĄ a diagnosticar seus gastos, entenderĂĄ a importĂąncia de transformar seus sonhos em metas e orçar, ou seja, de planejar suas finanças e verĂĄ que, independentemente de seus ganhos, Ă© possĂ­vel poupar e se preparar para um futuro financeiro mais confortĂĄvel e repleto de realizaçÔes.
Editora: Gente
Preço: R$ 19,90*

*Preços e disponibilidade pesquisados em agosto/2008


HUMOR

O taxista
O sujeito trabalhava como motorista hĂĄ 30 anos. Cansado de trabalhar como empregado, resolveu comprar um tĂĄxi e virar taxista. Sua primeira corrida foi com uma madame muito exigente, que ficou impressionada com a maneira como ele dirigia o carro.

A corrida estava excelente para a mulher, e o taxista, calmo, dirigia muito bem. Então, a passageira resolveu falar com ele e delicadamente bateu em suas costas. O taxista deu um grito e botou velocidade, subiu na calçada e saiu do carro aos berros. A mulher assustada e sem entender nada, perguntou:

— O que houve?! O senhor estava dirigindo tĂŁo bem! ? EntĂŁo, o taxista pediu desculpas e explicou para a passageira o porquĂȘ agiu daquela forma:

— É que eu trabalhei 30 anos como motorista de carro funerĂĄrio!

Fonte: www.piadasonline.com.br


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES
Delivery

Por Professora Aurélia

A moda começou com as pizzarias de bairro, aprimorou-se e as floriculturas e fast-foods passaram a utilizar o serviço de delivery também. Com esse trabalho, qualquer um, sem sair do sofå de casa, pode mandar flores para alguém importante, pedir uma pizza e até fazer escova e maquiagem.

Descomplicando

Delivery Ă© uma palavra de origem inglesa que, na tradução literal, significa entrega. Comercialmente falando, quer dizer que uma empresa entrega uma mercadoria em sua casa, trabalho ou onde vocĂȘ solicitar, facilitando sua via e otimizando seu tempo.

aro vendedor, pensando nas dĂșvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossĂĄrio de estrangeirismos. Acesse o portal www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negĂłcios.


DICAS DE PORTUGUÊS

NĂŁo confunda
Por Cione dos Santos

DomicĂ­lio

O correto Ă© entregas em domicĂ­lio.
É o mesmo que fazer entregas ?em casa, no escritório, no quarto de hotel?.

SĂł usamos domicĂ­lio em verbos de movimento, por exemplo:
?Conduziram o doente a domicĂ­lio?.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima