Como manter a motivação da equipe, vale-favor e outras dicas

Como manter a motivação da equipe, vale-favor e outras dicas ?Nada excepcional, jamais, foi atingido, a não ser por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era superior às circunstâncias.?
Bruce Barton

Gosto do freguês
Uma empresa de produtos agropecuários dos Estados Unidos permite que seus campeões de vendas escolham entre: várias opções de canecas, pôsteres motivadores e relógios com imagens de paisagens ou animais selvagens ? de acordo com o gosto de cada um. Além de bonitos, os produtos lembram a todos da importância que a empresa dá à ecologia.

Favor
Crie um certificado. Pode ser até uma ficha de plástico, para ser trocada pelo vendedor por um favor, um dia de folga, preferência para visitar determinado prospect, mudança de turno, possibilidade de pegar um vale a mais de salário, entre outros. Todos os meses, distribua uma ou duas fichas entre os vendedores que se destacam. É um prêmio simples que todos entendem e querem ter, pelo menos umas duas no bolso, para qualquer emergência.

Mantenha a motivação
Quando se quer motivar a equipe de vendas, muitas empresas apelam para uma daquelas ?palestras-show? ou planos de incentivo. Entretanto, as melhores equipes de vendas mantêm-se sempre motivadas. Aqui estão algumas dicas para você fazer o mesmo com sua equipe de vendas:

1.Se possível, pague um salário ? Vendedores que só recebem comissão sofrem um estresse muito grande, o que pode gerar vários problemas de saúde, faltas no serviço e turnover elevado. Tente pagar um salário que seja bom o bastante para dar a seus vendedores uma certa segurança todos os meses, mas que, ainda assim, gere a necessidade de se conseguir uma boa comissão.

2.Veja o pacote inteiro ? Mostre a seus vendedores que a empresa se importa com eles e que reconhece seu esforço de vendas, com benefícios: décimo quarto salário, parcerias com planos de saúde, academias de ginástica, um simples ?obrigado?. Tudo isso conta, e muito, tanto para manter a motivação da empresa, como para evitar que os seus talentos queiram sair dela.

3.Treine seu pessoal ? Mostre a seus vendedores que você valoriza a carreira deles. Pague cursos de vendas, estimule-os a fazer cursos de línguas ou pós-graduação.

4.Respeite as regras do jogo ? A melhor maneira de desestimular sua equipe de vendas é estabelecer uma meta impossível de ser atingida ou, pior, criar uma meta para a qual seus vendedores se esforçam em atingir e, quando eles estão quase chegando lá, alterá-la. Respeite seus vendedores e não mexa nas regras do jogo, a torto e a direito.

Levanta, sacode a poeira
80% do sucesso em vendas depende da atitude de seus vendedores. Eles vão ouvir ?não?, vão enfrentar prospects mal-humorados, entre outros. Lembre-os, constantemente, que essas coisas são esperadas e que isso não significa que as pessoas são contra eles ou que eles estão passando por uma ?maré de azar?. Peça a eles que coloquem as coisas em perspectiva e substituam cada uma dessas situações negativas, com a lembrança de uma vitória em vendas. Vale a pena lembrar sua equipe, pelo menos uma vez a cada dois meses.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima