Construa sua rede de relacionamentos

Construa sua rede de relacionamentos, por Paulo Araújo Networking significa rede de relacionamentos e anda de mãos dadas com o sucesso nas vendas. As melhores vendas surgem por meio de indicações de colegas e conhecidos, mas muitos só se lembram de acionar seus contatos na hora de buscar uma nova colocação ou naquele último momento para atingir uma meta, o que é um grande erro. O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla e deve ser uma relação ganha-ganha. Vamos ver alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e, assim, ajudar e ser ajudado.

1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados ? Os softwares de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam muito nesse caso. Sugiro que tenha, no mínimo, os seguintes dados dos contatos: nome completo (coloque em destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada), empresa e cargo, telefone comercial e celular, e-mail, temas de interesse e data de aniversário (somente dia e mês de nascimento).

2. Foque a qualidade dos contatos ? Procure ter pessoas interessantes e com quem você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os contatos de amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de opções aumenta consideravelmente.

3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos ? Muitos de seus contatos podem ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou fornecedores, treinamentos ou ainda em atividades sociais. Não exponha colegas ao ridículo chamando-os por apelidos indesejáveis ou contando situações íntimas. Não crie situações de constrangimento sem necessidade.

4. Lidere sem medo ? Organize encontros, mas lembre-se que é normal algumas pessoas aceitarem ou não o seu convite. Deixe bem claro qual é o seu objetivo em tê-lo como contato e sempre forneça a opção de exclusão do seu banco de dados.

5. Faça bom uso do e-mail e do MSN ? Não perca tempo jogando conversa fora. O envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua demissão e ter inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens que nada agregam ao desenvolvimento das pessoas.

6. Mantenha um networking saudável

» Na data do aniversário, envie uma mensagem curta escrita por você. Nada de cartões virtuais.
» Envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como vendas, marketing e gestão de carreira são sempre bem-vindos e servem a todos.
» Quando o contato fizer qualquer tipo de solicitação, sempre responda. Mesmo que você não possa ajudar ele perceberá que você se importa.
» Quando houver convites para encontros, almoços ou happy hour, procure participar. Nada substitui o contato humano. Dedique um bom tempo para conversar e conhecer gente nova. Na impossibilidade de participar explique para o organizador o motivo de sua ausência.
» Promova a troca de livros e revistas entre seus contatos. Tanto na hora da entrega quanto na devolução são bons momentos para uma boa conversa.
» Uma excelente opção é dar aulas em faculdades ou trabalhar como facilitador em programas de treinamento. Repassar conhecimentos é uma forma de se tornar uma referência na área de atuação e quem sabe uma futura fonte para jornalistas.
» Outra excelente opção é parar de postergar e fazer aquele curso tão desejado. No mínimo, você vai conhecer gente nova, conviver com pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências, conhecer professores e ainda voltar a estudar de uma forma mais sistematizada.

7. Faça um mapa de seus contatos ? Para começar o seu networking já e partir para a ação a primeira coisa a fazer é o seu mapa de contatos. Escreva os nomes das pessoas que podem vir a fazer parte da sua rede. Para facilitar, separe os nomes por local ou situação em que você as conheceu. É importante lembrar que o ideal é colocar os nomes de pessoas com as quais você se sinta à vontade para poder enviar um e-mail, fazer um contato telefônico e convites para futuros encontros e atividades sociais.

Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima