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Ajudar outros vendedores: vale a pena?

11 maio, 2010 12:00 am Publicado por | Deixe um comentário

Ajudar outros vendedores: vale a pena?

Olá.

Você já teve em sua equipe algum colega gentil, sempre disposto a ajudar os vendedores com dificuldades, ou então você se comportou dessa maneira alguma vez? É comum entre as equipes de vendas existir aquele profissional mais camarada, que ajuda os colegas e com quem o chefe conta para auxiliar novos vendedores.

Um de nossos leitores era esse tipo de vendedor. Ele estava sempre disposto a ensinar e a dar informações para os demais colegas sempre que algum deles precisava. Fazia até mesmo alguns contatos com os clientes quando a situação parecia complicada. Tinha a confiança de seu chefe, que contava com ele para treinar os novos vendedores.

Com o passar do tempo, entretanto, ele começou a perceber que seu chefe estava passando seus clientes para outros vendedores, sempre pedindo para que ele ajudasse os novos comerciantes a fazerem a venda. Ele, então, passou a observar que suas comissões estavam ficando cada vez menores e o número de clientes que atendia estava diminuindo, assim como a qualidade deles.

O vendedor foi tão a fundo na tentativa de ajudar outras pessoas que acabou passando parte do seu trabalho para elas. Foi aí que ele ouviu um conselho difícil, porém bastante sincero de um amigo: “Deixe de ensinar, senão você acabará perdendo o emprego. E, com os outros vendedores errando, seus clientes acabam voltando”.

Apesar do espírito de equipe, esse vendedor se deixou vencer e começou a dizer que não sabia como ajudar. Mesmo vendo erros acontecendo, ele se mantinha omisso para permitir que os demais vendedores seguissem seus próprios rumos. Logo, alguns dos outros comerciantes começaram a dar prejuízos para a equipe.

Ele reconhece que não passar seu conhecimento técnico prejudicou a empresa, mas, ao mesmo tempo, questiona se a empresa pensou nele. Com o tempo, o vendedor acabou optando por se desligar da companhia.

Pensando sobre a história desse leitor, fiquei curioso para conhecer outros relatos no Brasil sobre troca de informações entre vendedores. E você, acha que vale a pena auxiliar outros profissionais de venda? Já viveu alguma história parecida, em que ajudar outros colegas de trabalho atrapalhou sua carreira? Ou o contrário, você já teve uma boa experiência ao se mostrar amigo de outros vendedores e disposto a ajudá-los? O que vale mais a pena: ajudar ou focar apenas seu trabalho? Escreva para a gente. Envie um e-mail para: leitor@editoraquantum.com.br. Os melhores depoimentos serão publicados na revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais http://www.vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

7 dicas para um marketing eficiente

Por Marco Antonio Meira

  1. Evite a miopia do marketing – Se você se preocupa somente com seu produto e não olha para o seu mercado (consumidor e concorrente), está com vistas curtas. É necessário estar atento para o futuro, prever todas as mudanças que podem ocorrer no seu mercado e estar preparado para adaptar seu produto e a própria empresa às mudanças que ocorrerem.  
  2. Fique sempre próximo de seus clientes – Crie meios com base em suas vendas para conhecer cada vez melhor os seus consumidores. Saiba quem são, do que gostam, o que fazem e o que esperam de você e do seu produto.
  3. Decida baseado em fatos – O que mais encontramos por aí são decisões tomadas na base do achismo: “Eu acho que vai dar certo!”. Esse tipo de decisão só leva as empresas à ruína. Sempre que for decidir algo, recorra a fatos reais, a estudos de mercado e tome suas decisões conscientemente.
  4. Tenha espírito crítico – Se você encomendou um estudo de mercado, não se esqueça de também utilizar seu espírito crítico. Muitas vezes, um estudo demonstra as condições de um mercado no momento, então saiba avaliar esse estudo com uma visão de futuro.
  5. Invista em fidelização – Conquistar um novo cliente é cada vez mais difícil e oneroso para a empresa que fazer com que seus clientes sejam fiéis ao seu produto ou à sua marca. É necessário cada vez mais estar atento aos concorrentes e próximo aos seus consumidores, não permitindo que eles se seduzam por ofertas mirabolantes e partam para a concorrência.
  6. Ouse, isso faz parte do negócio – Ousar é arriscar, mas o importante é ter em mente que o risco deve ser calculado. Nunca arrisque mais que seu financeiro possa suportar.
  7. Seja constante – O maior erro da maioria das empresas é achar que estar fazendo mudanças constantemente em seu produto ou serviço, na forma de distribuição ou em sua comunicação não afeta seus consumidores. Procure ser constante, principalmente na sua comunicação.

Marco Antonio Meira é consultor de marketing e vendas.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Marco Antonio Meira, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para ler este artigo na íntegra, acesse a Comunidade VendaMais e leia o texto 7 dicas para um marketing eficiente.

OPINIÃO DO LEITOR

“É com grande prazer que me tornei assinante dessa revista tão dinâmica, clara e gostosa de ler. Estou impressionada com a qualidade das matérias e gostaria de dizer que fiquei tão entusiasmada que li a revista de uma só vez e, ao terminá-la, às 2h16, não poderia fazer outra coisa a não ser me tornar assinante.”
Danielle Lyrar

PARA PENSAR

“Não tem sentido dizer que fazemos o melhor que podemos. Temos de conseguir fazer o que é necessário”
Winston Churchill

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br
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Este artigo foi escrito porRaul Candeloro


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