Abordagem: 8 passos para sua apresentaĆ§Ć£o

Abordagem: 8 passos para sua apresentaĆ§Ć£o

1. Vendas: 3 fatores para perder uma venda
2. Abordagem: 8 passos para sua apresentaĆ§Ć£o
3. Cliente: Escute e estude o cliente chorĆ£o
4. Nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais
5. ComentƔrio da semana: JƩferson Westphal
6. Frase da semana: ComunicaĆ§Ć£o – Peter Drucker

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Workshop de GestĆ£o em Vendas com RaĆŗl Candeloro
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OlĆ”,

De acordo com Robert Hirsch e Ralph Jackson, autores do livro “Selling and Sales Management” (Barron””””s Educational Systems, ainda sem traduĆ§Ć£o no Brasil), existem quatro grandes formas de analisar a melhor maneira de dividir uma equipe de vendas entre os territĆ³rios disponĆ­veis. A complexidade do mercado e a linha de produtos/serviƧos sĆ£o provavelmente os fatores crĆ­ticos na hora de decidir de que forma organizar, mas outras coisas como a localizaĆ§Ć£o dos clientes e as atividades envolvidas em determinada tarefa de vendas tambĆ©m sĆ£o importantes. EntĆ£o, vejamos quais sĆ£o as nossas opƧƵes:

DivisĆ£o geogrĆ”fica – Dividir a forƧa de vendas de acordo com a regiĆ£o geogrĆ”fica Ć© a forma mais escolhida pelas empresas. Mesmo usando outras opƧƵes, geralmente sĆ£o utilizadas em conjunto com a divisĆ£o geogrĆ”fica. As Ćŗnicas ocasiƵes em que a divisĆ£o geogrĆ”fica nĆ£o Ć© utilizada sĆ£o:

1. A empresa trabalha em uma regiĆ£o muito reduzida.
2. A base de clientes Ć© muito limitada.

DivisĆ£o por produtos/serviƧos – Para empresas com uma grande variedade de produtos/serviƧos, a organizaĆ§Ć£o da forƧa de vendas por produtos ou serviƧos pode ser a melhor forma de vender.

OrganizaĆ§Ć£o por clientes – Como existe uma ĆŖnfase crescente no desenvolvimento de alianƧas e parcerias mais prĆ³ximas com os clientes, muitas empresas procuram formas mais eficazes de atender Ć s necessidades especĆ­ficas de seus clientes. Departamentos de compra, processos internos do cliente e sua cultura corporativa, Ć s vezes, sĆ£o tĆ£o diferentes uns dos outros que os vendedores tĆŖm de se especializar em atender aquela determinada empresa.

OrganizaĆ§Ć£o por funƧƵes – O trabalho de vendas inclui uma variedade de diferentes conhecimentos, tarefas e habilidades. Muitas vezes, isso acaba criando cenĆ”rios contraditĆ³rios, em que o bom desempenho em uma tarefa geralmente acaba provocando um resultado medĆ­ocre em outra. AlĆ©m disso, vendedores raramente tĆŖm tempo disponĆ­vel para realizar todas as tarefas que sĆ£o exigidas deles. Por isso, em alguns casos, Ć© melhor dividir a equipe por funĆ§Ć£o.

Com base nessas informaƧƵes, e dependendo das caracterĆ­sticas especĆ­ficas da sua empresa e mercado, vocĆŖ poderĆ” ter um cenĆ”rio melhor das diferentes opƧƵes disponĆ­veis para atender melhor seus clientes.

Um grande abraƧo,
RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br

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Torne-se um campeĆ£o de vendas – com Ciro Bottini
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VocĆŖ estĆ” convidado a participar da palestra Show de Vendas com Ciro Bottini, no dia 21/03, em SP. Uma palestra interativa que facilita como desenvolver caracterĆ­sticas necessĆ”rias para ser um vendedor bem- sucedido. Mais informaƧƵes,ligue (11) 6221-8406 / 7972 ou acesse http://www.agilitymarketing.com.br/eventos
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1) Vendas: 3 fatores para perder uma venda

O palestrante mĆ”gico Dalmir Sant””””Anna aponta trĆŖs fatores para perder uma venda. Confira e evite! 1. Falta de confianƧa em suas palavras – O vendedor deve acreditar, confiar e respeitar o produto que vende. Pois, se ele nĆ£o for capaz de comprar a idĆ©ia, serĆ” inĆŗtil todo o investimento em treinamentos e argumentaƧƵes.

2. Falar muito e agir pouco – O cliente fica irritado quando nĆ£o consegue apresentar suas necessidades. Lembre-se de que o profissional de vendas deve ficar atento, ouvir mais do que falar e estimular o cliente com perguntas abertas, fazendo-o apresentar seus reais motivos para a compra.

3. Utilizar freqĆ¼entemente a mesma argumentaĆ§Ć£o – Isso acontece quando o vendedor se acomoda e nĆ£o participa de reuniƵes, treinamentos e novos estudos. As vendas caem e inĆŗmeras desculpas surgem, como problema no produto, crise e situaĆ§Ć£o financeira. Mas, na realidade, o problema estĆ” na argumentaĆ§Ć£o utilizada.

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2) Abordagem: 8 passos para sua apresentaĆ§Ć£o

O consultor e palestrante Daniel Godri Junior fala sobre os passos importantes para uma boa apresentaĆ§Ć£o de vendas:

1. Diga seu nome, de onde vem, por que estĆ” lĆ” e qual Ć© o beneficio que vai oferecer ao comprador.
2. Em apenas dois ou trĆŖs minutos, deixe claro o motivo da visita e vĆ” direto ao ponto.
3. Fale quanto tempo vocĆŖ precisa para explicar sobre seu produto ou serviƧo e diga que nĆ£o passarĆ” disso (e nĆ£o passe mesmo).
4. Evite piadas, pelo menos nos primeiros minutos.
5. Use muitos verbos em sua apresentaĆ§Ć£o: aumentar, ajudar, ampliar, solucionar, gerar, criar, agregar e facilitar.
6. NĆ£o seja muito formal nem muito informal naquilo que fala.
7. Evite entrar em assuntos polĆŖmicos, como religiĆ£o ou polĆ­tica.
8. Nesse pequeno tempo, use muitas vezes o nome do comprador.

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3) Cliente: Escute e estude o cliente chorĆ£o

Oscar Schild Ć© vendedor, gerente de vendas e escritor. A respeito desse assunto, ele recomenda que vocĆŖ analise como o cliente age, pensa e deseja, sem interferir, concordando inicialmente, porque depois ele compra. Se vocĆŖ interferir, ele chora mais, desiste e compra de outro. NĆ£o discorde nem diga que ele estĆ” errado. Se vocĆŖ fizer isso estarĆ” contribuindo para que ele continue chorando.

Se ele diz que estĆ” caro, espere-o falar e faƧa perguntas abertas, como: “De quem vocĆŖ tem o melhor preƧo?”, “Ć© o mesmo produto?”, “Ć© o mesmo prazo?”, “a entrega Ć© imediata?”. Se o preƧo nĆ£o estiver exposto, aumente um pouco, e quando ele terminar de falar, pergunte sobre a quantidade que precisa. Proponha um desconto, caso ele compre mais. No final, dĆŖ o desconto e ele acharĆ” que foi vitorioso. Ajude-o e nĆ£o o despreze: envie um mimo, um cartĆ£o de aniversĆ”rio ou de saudades (a empresa estĆ” sentindo a sua falta) valorizando-o.

Quando estiver com ele, receba-o de braƧos abertos, mas nĆ£o fale de vendas. Deixe que ele o faƧa. Se puder, faƧa uma visita sem sua pasta, como um amigo.

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Clube Vendedor VendaMais
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Existe um local onde posso encontrar interaĆ§Ć£o, desenvolver minha rede de relacionamentos e agregar conhecimentos que estĆ£o sendo fundamentais para minha carreira, estou falando do Clube do Vendedor que Ć© simplesmente enriquecedor. GregĆ³rio Borges Ventura – gerente de vendas do CafĆ© LetĆ­cia.
Pratique vendas todos os dias. Acesse-se:
http://www.clubedovendedor.com.br
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4) APROVEITE A NOVA EDIƇƃO DESTA SEMANA,

Esta semana, temos nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais entrando no ar. Veja sĆ³ as novidades:

a) Atendimento: PĆ³s-venda do SAC – Por Oscar Schild
*MatƩira Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41763

b) Carreira: 7 prĆ”ticas para o sucesso de sua carreira – Por Paulo AraĆŗjo
*MatƩira Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41764

c) GestĆ£o: 4 maneiras de organizar sua forƧa de vendas – Por RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41765

d) Marketing: Desenvolvimento das competĆŖncias do trade marketer – Por Roberto Miranda
*MatƩira Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41766

e) NegociaĆ§Ć£o: Os sete passos da negociaĆ§Ć£o – Por Ricardo Fera
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41767

f) Telemarketing: Call center absorve populaĆ§Ć£o
mais afetada pelo desemprego – Por Carlos Allegretti https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41768

g) Varejo: As tendĆŖncias do merchandising para 2007 – Por Chan Wook Min
*MatƩira Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41769

h) Vendas: A cada dia, a cada hora, minha vida melhora – Por Marcelo Ortega
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41770

*DisponĆ­vel apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mĆŖs de vigĆŖncia da publicaĆ§Ć£o adquirida.

5) COMENTƁRIO DA SEMANA – JĆ©ferson Westphal

Desde que aderi Ć  assinatura “VendaMais”, tenho tido uma visĆ£o muito mais ampla sobre vendas, abordagem aos clientes, resoluĆ§Ć£o de problemas e estratĆ©gia de vendas. Muito obrigado Ć  equipe “VendaMais”, que disponibiliza um material sĆ³lido que abrange todos os passos para nĆ³s, profissionais de vendas.

PARA TERMINAR: ComunicaĆ§Ć£o – Peter Drucker

“O mais importante na comunicaĆ§Ć£o Ć© ouvir o que nĆ£o foi dito”

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mande suas idƩias por e-mail ou contribua com sugestƵes, enviando sua mensagem para:
mailto:[email protected]
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