A música a serviço da liderança

Planejamento, reconhecimento e dedicação são conceitos fundamentais, tanto para um maestro quando para um líder.

Emoção a serviço da razão

Embora exista uma partitura ou planejamento a ser seguido, o músico imprime na música a sua sensibilidade, vigor e sentimento, dando mais vivacidade à idéia musical. O líder é a pessoa que tem um plano a ser executado e o poder de inflamar o coração das outras pessoas com suas idéias, sentimentos e sua emoção, fazendo com que, como na música, esse plano se encha de vida e seja concretizado.

Brilhar sem ofuscar o outro

No instante em que um músico vai fazer sua parte (um solo de guitarra, por exemplo), ele entende que aquele é o seu momento e que as atenções da platéia estarão todas voltadas para o seu instrumento. Mas também entende que deve brilhar sem ofuscar os demais integrantes da banda, pois eles estão fazendo a sustentação (base da música).

O verdadeiro líder sabe dividir com os demais os créditos por uma ação bem-feita, pois sabe que se não fosse a sua equipe, aquela idéia não teria sustentação e provavelmente não teria sucesso.

Sucesso nunca vem antes do trabalho

O músico e sua banda sabem que, para fazer uma determinada passagem de poucos segundos dentro de uma canção, é necessário horas e horas de treino e aperfeiçoamento. Ele sabe que a diferença entre aplausos ou vaias no final da sua apresentação está diretamente ligada à quantidade de tempo que ele se dedica ao seu aperfeiçoamento e ao de sua orquestra musical.

O líder entende que o sucesso é a conseqüência de um trabalho feito com qualidade, dedicação e espírito de equipe. Assim, ele dedica tempo e recursos para o seu treinamento e também dos seus liderados. 

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima