A gripe A e a queda nas vendas

A gripe A e a queda nas vendas
Olá.

Nas últimas semanas, falou-se bastante sobre a gripe A, erroneamente chamada por muitos de gripe suína ou mexicana. Poucos duvidavam que ela chegaria ao Brasil, entretanto, diante da realidade, tenho recebido vários e-mails de pessoas pedindo dicas do que fazer para enfrentar esse momento em suas empresas.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que esse período pede calma, pois os vendedores e demais profissionais não podem transmitir insegurança aos clientes. Por isso, antes de tudo, procure manter todos os colaboradores da companhia informados, afastando aqueles que estejam com algum dos sintomas.

Essa atitude é necessária porque imagine você entrar em uma loja e ser atendido por um vendedor tossindo? Ou ir trabalhar e o colega do lado ficar espirrando e dizendo que está se sentindo mal? Não há meta que possa ser atingida desse jeito. O bom-senso é primordial nessa hora para que clientes e funcionários se sintam um pouco mais seguros para comprar e vender.

O setor de serviços é o que mais está sofrendo com a gripe A, sobretudo o de entretenimento. Muitos locais estão até sendo fechados para evitar aglomerações de pessoas, e isso, claro, vai causar um impacto no faturamento das empresas. Diversas escolas e cursos também estão tendo dificuldades para receber suas mensalidades e várias pessoas estão cancelando suas inscrições.

Mas há uma alternativa para driblar esse problema? Algumas companhias conseguem implementar um sistema de trabalho home office, já outras necessitam realmente da presença de seus clientes para vender.

Talvez, agora a criatividade precise ser usada mais do que nunca. Na semana passada, analisando o pedido da promotoria, a juíza Giani Maria Moreschi, da 1ª Vara Cível de Cascavel, decidiu que o confronto entre Coritiba e Santos pelo Campeonato Brasileiro só poderia acontecer caso fossem distribuídas máscaras para o público. Resultado? Casa lotada e mais de 20 mil máscaras distribuídas.

E você? Como pretende enfrentar esse momento? Conhece outras formas de minimizar as chances de contrair a gripe A e, principalmente, de transmitir tranquilidade aos clientes sem deixar que seus resultados diminuam? Envie um e-mail para: [email protected] ou entre no site da Comunidade VendaMais (http://www.comunidadevendamais.com.br) e participe da enquete sobre o assunto.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

6 dicas de como agir ao estar face a face com o cliente

Por Wilson Roberto Martins

  1. Concentre-se no cliente, fique de olho e ligado nele ? O vendedor de alto desempenho vê o consumidor como o centro de um processo de compras. Essa atitude é mais que simplesmente estar preocupado com a necessidade do cliente ou a dele mesmo, de vender produtos e serviços.
  2. Conquiste o direito de avançar para fechar ? Os vendedores de campo diferenciados conquistam o direito de prosseguir em cada passo da negociação. Encaram a venda como uma série de transações comerciais, nas quais eles são negociadores e solucionadores de problemas.
  3. Convença pelo envolvimento, marketing pessoal de relacionamento ? Os clientes acreditam mais no que eles mesmos dizem do que os outros dizem. Dê ao seu cliente-alvo a oportunidade de ele se envolver no processo de compra. Os vendedores face a face são mais persuasivos depois de descobrirem o que o cliente quer.
  4. Faça visitas ? Mais visitas levam ao aumento das entrevistas, que geram mais propostas.
  5. Elabore propostas ? Muitas vezes, melhor que uma proposta é uma contraproposta alinhada ao cliente.
  6. Seja indispensável ? Ter um banco de dados qualificado e atualizado, acesso e informações em rede hoje são imprescindíveis.

Wilson Roberto Martins é diretor-comercial e palestrante nas áreas de vendas, negociação, motivação, liderança, criatividade, empreendedorismo, varejo, mercadologia, atendimento ao cliente, teamwork, alta performance, comunicação verbal e mídias. Para conferir esse artigo na íntegra, acesse o site: http://www.comunidadevendamais.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Wilson Roberto Martins, visite o site http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Em 2000, após assistir a uma palestra de Raúl Candeloro em Vitória, ES, tornei-me assinante da VendaMais. Na ocasião, ele me deu a revista de presente, que até então eu não conhecia. Hoje, ela é uma ferramenta em minha empresa. Aproveito todo o conteúdo dessa excelente publicação. Estou até escrevendo um artigo e logo o enviarei para vocês?
Joacy de Assis Passos
Proprietário da CFC Continental

PARA PENSAR

?A conscientização é para o vencedor sua melhor ferramenta, assim como a omissão é para o fracassado a âncora da derrota?
Claudinei Devair Alonso
Técnico eletrônico

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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