A emoção no atendimento telefônico

Confira três dicas para transmitir emoção no atendimento telefônico.

Você pode até tentar, mas terá dificuldades em conversar com outra pessoa no telefone omitindo sua reação. Se a sua expressão é de alegria e emoção, a entonação de voz transmitirá exatamente essas características. Em uma situação inversa, se a sua demonstração é de insegurança, tristeza e descontentamento, a outra pessoa ao telefone também perceberá seu estado emocional. Apresento três dicas para transmitir a emoção no atendimento telefônico:

  • Entonação – Informar um cliente que seu crédito não foi aprovado ou que o produto adquirido não será entregue no prazo combinado utilizando uma voz alegre pode causar desconforto, irritação e maior descontentamento. O ideal é adequar a entonação conforme as situações, usando de empatia e compreendendo a notícias que será transmitida.
  • Hábitos – Cuidado ao falar no telefone utilizando hábitos irritantes, por exemplo, mascar chicletes, cobrir o telefone para conversar com um colega de trabalho, ou ainda, se comunicar usando gírias. Quando for preciso se ausentar do telefone para fornecer uma resposta, crie o hábito de perguntar ao cliente se ele prefere aguardar na linha ou receber uma ligação posteriormente. Essa atitude demonstra respeito e profissionalismo.
  • Cordialidade – Nada mais desagradável perceber que há falsidade na saudação de um “bom dia, boa tarde, estamos à sua disposição”. Não seja uma pessoa que utiliza frases prontas e um atendimento mecanizado, mas um profissional que transmite emoção em receber uma ligação com cordialidade, energia e motivação. O sorriso espontâneo mesmo ao telefone demonstra bem-estar e segurança para quem está conversando com você.

Caso tenha alguma dúvida que ao se comunicar pelo telefone demonstramos nossa emoção pela voz, fique parado diante de um espelho e faça uma aparência de nervoso, irritado, triste e tente falar com uma entonação alegre. Lembre-se que a voz pode transmitir a expressão facial que estamos fazendo. A alegria atrai mais alegria e um sorriso ao atender uma ligação telefônica pode ser a diferença para espantar o baixo-astral.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima