Desenvolva lĂderes em sua equipe de vendas e descubra por que a liderança Ă© o fator essencial para conquistar e manter o sucesso. O cliente Ă© cada vez mais exigente e informado, a concorrĂªncia Ă© brutal, novos produtos e serviços sĂ£o lançados todos os dias e os desafios sĂ£o cada vez maiores. AtĂ© aĂ nenhuma novidade, mas, diante dessa realidade, a grande pergunta Ă©: Como superar esses desafios para manter o sucesso? Para Othon Cesar Barros, consultor empresarial nas Ă¡reas de marketing, motivaĂ§Ă£o e desenvolvimento da excelĂªncia humana para a qualidade total, a resposta Ă© liderança. ?O lĂder Ă© quem enxerga onde a empresa precisa ir para acompanhar as modificações do mundo. É aquele que mobiliza as pessoas a realizarem as mudanças indispensĂ¡veis dentro da empresa?, explica.
O papel da liderança Ă© ainda mais eficaz quando o lĂder Ă© capaz de criar e multiplicar novos lĂderes. Mas, para isso, Ă© necessĂ¡rio que mudem seu comportamento e, assim, estimulem o desenvolvimento de pessoas aptas a liderar. De acordo com Othon, para que isso aconteça, os lĂderes devem sair do conforto das salas fechadas e encarar a realidade prĂ¡tica. ?É preciso deixar a ?cadeira gostosa?, o ar condicionado e ficar junto do pessoal. É necessĂ¡rio colocar, literalmente, a barriga no balcĂ£o, conhecer o talento de cada um, o perfil de cada indivĂduo e aproveitar da forma mais adequada?, diz. O lĂder deve estudar para trabalhar melhor em equipe, para conseguir melhores resultados com as pessoas, para extrair o que cada um tem de melhor, para que consiga integrar as inteligĂªncias e valores, por mais diferenciados que sejam, num todo coeso em busca de um mesmo ideal, que Ă© encantar e fidelizar o cliente.
CaracterĂsticas do perfil do lĂder
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Na opiniĂ£o de Othon, atributos como antevisĂ£o, capacidade de conhecer e gostar de lidar com as pessoas sĂ£o fundamentais Ă s pessoas que lideram. AlĂ©m disso, devem ter a capacidade de comunicar com clareza a visĂ£o empresarial e compartilhĂ¡-la com todos. Ele ainda destaca duas caracterĂsticas que considera essenciais:
· Flexibilidade para depois de checar, escutar, observar e diagnosticar os resultados, agir de acordo com as respostas que obteve. Se nĂ£o forem boas, Ă© importantĂssimo ser flexĂvel para mudar. A flexibilidade tambĂ©m Ă© necessĂ¡ria para reconhecer que existem pessoas diferentes e que, portanto, cada uma deve receber um tratamento adequado ao seu perfil. |
Como formar lĂderes em sua equipe
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2. DĂª exemplos de competĂªncia e equilĂbrio emocional. O lĂder deve ser o Ăºltimo a se combalir, a se desmotivar e desanimar. É inadmissĂvel que um lĂder contamine a equipe com problemas que cabem apenas a ele resolver. 3. Motive fazendo com que as pessoas sintam-se queridas, aceitas, apreciadas e reconhecidas. O salĂ¡rio, os benefĂcios e as boas condições de trabalho sĂ£o apenas medidas bĂ¡sicas. As pessoas querem receber recompensa moral, precisam saber que tem gente que olha, avalia, valoriza e reconhecem o que estĂ£o fazendo e, por isso, sentem-se importantes. 4. Ofereça oportunidades de crescimento pessoal e profissional atravĂ©s de treinamentos e chance de crescer dentro da organizaĂ§Ă£o. Estipule novos desafios e responsabilidades. Os funcionĂ¡rios querem mais que um emprego, desejam realizar-se como pessoas. 5. Solicite a participaĂ§Ă£o de todos para melhorar os processos, os colaboradores querem ter vez e voz, gostam de ser ouvidos. 6. Forme solucionadores de problemas e nĂ£o ?bombeiros?. Quando um funcionĂ¡rio chegar com um problema, o lĂder deve perguntar se ele trouxe alternativas de soluĂ§Ă£o. Se ele responder que nĂ£o, o lĂder deve dizer que, se nĂ£o for muito urgente, Ă© melhor que o funcionĂ¡rio volte e pense em soluções para depois comunicar o problema. |
E, lembre-se: os lĂderes nĂ£o saem formados de escolas, universidades, cursos ou treinamentos. O aprendizado Ă© constituĂdo continuamente. Segundo Othon, os cenĂ¡rios e as situações mudam rapidamente e as pessoas nĂ£o podem, nunca, deixar de aprender, pois sĂ³ assim conseguirĂ£o acompanhar a evoluĂ§Ă£o. ?Temos de aproveitar toda a oportunidade que tivermos de ler um livro, fazer um curso, assistir a uma palestra. Devemos ser garimpeiros para peneirar informações, idĂ©ias e conhecimentos relevantes?. Ele complementa explicando que com esse mar de informações a que temos acesso, as pessoas precisam ter a capacidade para discernir e se concentrar no que serĂ¡ mais importante para fazer uma travessia melhor.