LIDERANÇA

Desenvolva lĂ­deres em sua equipe de vendas e descubra por que a liderança Ă© o fator essencial para conquistar e manter o sucesso. O cliente Ă© cada vez mais exigente e informado, a concorrĂªncia Ă© brutal, novos produtos e serviços sĂ£o lançados todos os dias e os desafios sĂ£o cada vez maiores. AtĂ© aĂ­ nenhuma novidade, mas, diante dessa realidade, a grande pergunta Ă©: Como superar esses desafios para manter o sucesso? Para Othon Cesar Barros, consultor empresarial nas Ă¡reas de marketing, motivaĂ§Ă£o e desenvolvimento da excelĂªncia humana para a qualidade total, a resposta Ă© liderança. ?O lĂ­der Ă© quem enxerga onde a empresa precisa ir para acompanhar as modificações do mundo. É aquele que mobiliza as pessoas a realizarem as mudanças indispensĂ¡veis dentro da empresa?, explica.

O papel da liderança Ă© ainda mais eficaz quando o lĂ­der Ă© capaz de criar e multiplicar novos lĂ­deres. Mas, para isso, Ă© necessĂ¡rio que mudem seu comportamento e, assim, estimulem o desenvolvimento de pessoas aptas a liderar. De acordo com Othon, para que isso aconteça, os lĂ­deres devem sair do conforto das salas fechadas e encarar a realidade prĂ¡tica. ?É preciso deixar a ?cadeira gostosa?, o ar condicionado e ficar junto do pessoal. É necessĂ¡rio colocar, literalmente, a barriga no balcĂ£o, conhecer o talento de cada um, o perfil de cada indivĂ­duo e aproveitar da forma mais adequada?, diz. O lĂ­der deve estudar para trabalhar melhor em equipe, para conseguir melhores resultados com as pessoas, para extrair o que cada um tem de melhor, para que consiga integrar as inteligĂªncias e valores, por mais diferenciados que sejam, num todo coeso em busca de um mesmo ideal, que Ă© encantar e fidelizar o cliente.

CaracterĂ­sticas do perfil do lĂ­der
Na opiniĂ£o de Othon, atributos como antevisĂ£o, capacidade de conhecer e gostar de lidar com as pessoas sĂ£o fundamentais Ă s pessoas que lideram. AlĂ©m disso, devem ter a capacidade de comunicar com clareza a visĂ£o empresarial e compartilhĂ¡-la com todos. Ele ainda destaca duas caracterĂ­sticas que considera essenciais:

    · Bom senso para identificar, analisar e perceber os resultados que estĂ£o sendo obtidos com o mĂ©todo de liderança. E tambĂ©m para avaliar como o jeito de gerenciar e lidar com as pessoas estĂ¡ sendo percebido. ?O lĂ­der deve estar sempre com o seu ?desconfiĂ´metro? ligado para perceber o que estĂ¡ conseguindo com a sua forma de liderar?, lembra Othon.

    · Flexibilidade para depois de checar, escutar, observar e diagnosticar os resultados, agir de acordo com as respostas que obteve. Se nĂ£o forem boas, Ă© importantĂ­ssimo ser flexĂ­vel para mudar. A flexibilidade tambĂ©m Ă© necessĂ¡ria para reconhecer que existem pessoas diferentes e que, portanto, cada uma deve receber um tratamento adequado ao seu perfil.

Como formar lĂ­deres em sua equipe
    1. Incentive as pessoas para que usem o melhor da criatividade que possuem. Hoje, a inovaĂ§Ă£o Ă© a vantagem competitiva mais importante, portanto, Ă© fundamental implantar a cultura da inovaĂ§Ă£o, fazendo com que todos sejam verdadeiros empreendedores.

    2. DĂª exemplos de competĂªncia e equilĂ­brio emocional. O lĂ­der deve ser o Ăºltimo a se combalir, a se desmotivar e desanimar. É inadmissĂ­vel que um lĂ­der contamine a equipe com problemas que cabem apenas a ele resolver.

    3. Motive fazendo com que as pessoas sintam-se queridas, aceitas, apreciadas e reconhecidas. O salĂ¡rio, os benefĂ­cios e as boas condições de trabalho sĂ£o apenas medidas bĂ¡sicas. As pessoas querem receber recompensa moral, precisam saber que tem gente que olha, avalia, valoriza e reconhecem o que estĂ£o fazendo e, por isso, sentem-se importantes.

    4. Ofereça oportunidades de crescimento pessoal e profissional atravĂ©s de treinamentos e chance de crescer dentro da organizaĂ§Ă£o. Estipule novos desafios e responsabilidades. Os funcionĂ¡rios querem mais que um emprego, desejam realizar-se como pessoas.

    5. Solicite a participaĂ§Ă£o de todos para melhorar os processos, os colaboradores querem ter vez e voz, gostam de ser ouvidos.

    6. Forme solucionadores de problemas e nĂ£o ?bombeiros?. Quando um funcionĂ¡rio chegar com um problema, o lĂ­der deve perguntar se ele trouxe alternativas de soluĂ§Ă£o. Se ele responder que nĂ£o, o lĂ­der deve dizer que, se nĂ£o for muito urgente, Ă© melhor que o funcionĂ¡rio volte e pense em soluções para depois comunicar o problema.

E, lembre-se: os lĂ­deres nĂ£o saem formados de escolas, universidades, cursos ou treinamentos. O aprendizado Ă© constituĂ­do continuamente. Segundo Othon, os cenĂ¡rios e as situações mudam rapidamente e as pessoas nĂ£o podem, nunca, deixar de aprender, pois sĂ³ assim conseguirĂ£o acompanhar a evoluĂ§Ă£o. ?Temos de aproveitar toda a oportunidade que tivermos de ler um livro, fazer um curso, assistir a uma palestra. Devemos ser garimpeiros para peneirar informações, idĂ©ias e conhecimentos relevantes?. Ele complementa explicando que com esse mar de informações a que temos acesso, as pessoas precisam ter a capacidade para discernir e se concentrar no que serĂ¡ mais importante para fazer uma travessia melhor.

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