8 perguntas de Charles Duhigg para você ser mais rápido e melhor

11 abril, 2017 11:06 am Publicado por | 1 Comentário

Terminei de ler há pouco o livro Mais rápido e melhor (Ed. Objetiva), do Charles Duhigg, mesmo autor de O poder do hábito, outro livro excelente e que também recomendo, e gostaria de falar sobre ele hoje.

Uma das grandes lições que tirei de Mais rápido e melhor foi uma sequência de perguntas que ajuda você a organizar e definir melhor não só o que quer (metas/objetivos), mas também o que precisa fazer para chegar lá e como evitar os maiores erros que impedem as pessoas de atingirem suas metas.

Vamos à sequência, pode lhe ser útil pelo resto da vida.

  1. Qual a meta? O que realmente quero?
  2. Qual a primeira coisa que posso fazer?
  3. Quais são as maiores distrações que podem acontecer?
  4. Se eu quiser realmente atingir minha meta, como vou lidar de maneira produtiva e objetiva com as distrações?
  5. Como vou saber que estou evoluindo?
  6. Do que vou precisar para ter sucesso nesta meta?
  7. Este plano é realista se…
  8. Depois deste passo, qual o próximo passo?

Gravei uma videoaula e escrevi um texto completo sobre essa metodologia para a Comunidade VM. Todos os meses tem um texto novo exclusivo meu lá, mais um artigo de especialista estrangeiro que eu mesmo escolho e traduzo, mais uma videoaula ou entrevista (também em vídeo) com um consultor brasileiro convidado, mais todos os vídeos de nossos congressos online – são mais de 100 videoaulas disponíveis!

Caso tenha interesse, dê uma olhada em http://www.circuitovendamais.com.br/comunidade/

Gosto muito desse modelo de oito perguntas do Duhigg pois ele é basicamente um processo de coaching, e pode ser adaptado para qualquer área da vida (com filhos, em reuniões com a equipe, conversas com clientes etc.).

Imagine um gerente de vendas, por exemplo, dando feedback para um vendedor usando esse roteiro. Ou um vendedor fazendo uma venda consultiva com um cliente que está em dúvida se compra ou não, ou alguém que precisa definir algumas coisas antes de tomar uma decisão.

Um checklist nesse formato permite que você tome decisões melhores, além de poder ajudar outras pessoas a tomar decisões melhores, saiba o que precisa fazer e tenha uma conversa mental produtiva e positiva com você mesmo na hora de estabelecer suas metas, o que ajuda muito na hora de passar de “iniciativa” para “acabativa”. (Lembre que os passos não precisam ser complexos ou o plano completo. Pelo contrário. O que interessa é que você dê o próximo passo, mesmo que simples, e seu projeto avance).

Abraço e boas vendas,
Raul

Para receber mais conteúdos, assine a E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receba semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!


Gostou da matéria, acesse aqui e assine e a VendaMais

Tag: , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRaul Candeloro


1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *