Fiz recentemente para o Sebrae MG (Uberaba) um seminĆ”rio para 50 pequenos empresĆ”rios falando sobre como podem diferenciar-se da concorrĆŖncia.
Usando meu DecĆ”logo como referĆŖncia, fizemos uma autoavaliaĆ§Ć£o dos pontos fortes e fracos de cada um e o que precisa ser feito para melhorar.
Nesses seminĆ”rios tenho defendido tambĆ©m que a empresa tome uma decisĆ£o sĆ©ria em termos de posicionamento. Para ter sucesso hoje emĀ dia, uma empresa precisa definir:
- Uma visĆ£o clara: tanto para ter uma conexĆ£o muito forte com um segmento especĆfico de clientes (pĆŗblico-alvo) quanto na sua proposta de identidade e comunicaĆ§Ć£o com o mercado.
- Uma mentalidade de evoluĆ§Ć£o constante: resolvendo sempre os problemas de clientes (e aprendendo com o processo); experimentando sempre (descartando o que nĆ£o funciona e investindo no que deu resultado) e sempre refinando o conceito da sua visĆ£o (a proposta de diferenciaĆ§Ć£o perante os clientes).
- ExcelĆŖncia na execuĆ§Ć£o: entrega da proposta de valor de maneira consistente, eficiente e com lucro; investimento forte no desenvolvimento de pessoas, criando barreiras contra a concorrĆŖncia.
- Cultura e Valores: Atendimento de 1ĀŖ classe; ambiente de trabalho com energia positiva e equipe motivada; lideranƧa focada em desenvolver pessoas e processos.
- BenefĆcios emocionais: Indo alĆ©m das caracterĆsticas de produtos ou de benefĆcios funcionais Ć³bvios; permitindo que os clientes expressem uma parte das suas personalidades atravĆ©s da sua marca e proporcionando experiĆŖncias diferenciadas para os clientes.
- Foco em necessidades nĆ£o atendidas: oportunidades de mercado, falhas da concorrĆŖncia, mudanƧas de hĆ”bito do pĆŗblico-alvo, mudanƧas sociais, frustraƧƵes e āirritadoresā (coisas que desagradam os clientes).
Com base em tudo isso, desenvolvi uma metodologia que permite Ć s empresas entenderem melhor o que precisam fazer para diferenciar-se se nĆ£o quiserem brigar apenas por preƧo. Afinal de contas, do que adianta aumentar o faturamento se no final a lucratividade diminui? Existe um tipo de crescimento que Ć© enganador e nĆ£o sustentĆ”vel. Com o DecĆ”logo atacamos isso, analisando as causas e o que os clientes realmente valorizam, procuram e estĆ£o dispostos a pagar.
Com estas informaƧƵes vocĆŖ jĆ” tem bastante material para organizar algumas reuniƵes internas e atĆ© mesmo um comitĆŖ de diferenciaĆ§Ć£o. Mas se precisar de ajuda e quiser organizar na sua empresa ou associaĆ§Ć£o um workshop sobre o assunto, para desenvolver com sua equipe ou associados estes assuntos, incluindo questionĆ”rios, avaliaƧƵes, resultados, discussƵes e apresentaƧƵes em grupo e planos de aĆ§Ć£o, fale com a Luciane Michalski, que Ć© quem cuida da minha agenda de palestras e workshops: [email protected]
AbraƧos diferenciados,
RaĆŗl Candeloro
P.S.: Semana de ExpoVM! Depois de um ano de planejamento, finalmente chegouā¦ temos jĆ” mais de 320 inscritos, vai ser um grande evento, com certeza. Aos que leem agora e jĆ” estĆ£o inscritos ā estamos esperando vocĆŖs! Aos que nĆ£o poderĆ£o participar pessoalmente, na semana que vem falo mais sobre como foram as palestras, mas vocĆŖ pode ir acompanhando as novidades na pĆ”gina da VendaMais no Facebook.
ENTREVISTA
āO maior erro, sem dĆŗvida Ć© misturar os conceitos de marketing com estratĆ©gias de ābonificaĆ§Ć£oā; seja nos hospitais, nas farmĆ”cias ou nos consultĆ³rios mĆ©dicos. Eu sou totalmente contra esta conduta e acredito que o dinheiro nĆ£o conquista e muito menos fideliza um cliente, mas deixa transparecer a falta de competĆŖncia da empresa em aƧƵes sustentĆ”veisā.
Confira a entrevista com Fernando Italiani.
PENSQUISA
Pesquisa da UCLA (University of California, Los Angeles)
Participe para ganhar um iPod Shuffle ou R$100!
Precisamos do seu feedback em uma nova produĆ§Ć£o, que permite localizar e gerenciar forƧas de trabalho usando QUALQUER aparelho celular!
Aumente sua produtividade!!
Gerentes de vendas: Chega de fazerem inĆŗmeras ligaƧƵes, ou de checarem seus controles de visitas para descobrirem quais clientes jĆ” visitou. Aumente seu tempo com os clientes e os resultados!
Vendedores: Chega de check-ins e viagens checando o horƔrio para tudo!
Para mais informaƧƵes e uma chance de ganhar um Ipod Shuffle, preencha o questionĆ”rio no link abaixo. Ć rĆ”pido, menos de 5 minutos do seu tempo. SĆ£o vĆ”rias chances de ganhar!!
https://www.surveymonkey.com/s/UCLA-Research
OPINIĆO DO LEITOR
Josemar Santos via Facebook ā A Revista VendaMais Ć© excelente. Eu tenho a assinatura hĆ” anos. Me ajuda muito!!!
PARA PENSAR
āAcredite que vocĆŖ pode, assim vocĆŖ jĆ” estĆ” no meio do caminhoā.
Theodore Roosevelt