6 pilares da diferenciaĆ§Ć£o

Fiz recentemente para o Sebrae MG (Uberaba) um seminĆ”rio para 50 pequenos empresĆ”rios falando sobre como podem diferenciar-se da concorrĆŖncia.

Usando meu DecĆ”logo como referĆŖncia, fizemos uma autoavaliaĆ§Ć£o dos pontos fortes e fracos de cada um e o que precisa ser feito para melhorar.

Nesses seminĆ”rios tenho defendido tambĆ©m que a empresa tome uma decisĆ£o sĆ©ria em termos de posicionamento. Para ter sucesso hoje emĀ  dia, uma empresa precisa definir:

  1. Uma visĆ£o clara: tanto para ter uma conexĆ£o muito forte com um segmento especĆ­fico de clientes (pĆŗblico-alvo) quanto na sua proposta de identidade e comunicaĆ§Ć£o com o mercado.
  2. Uma mentalidade de evoluĆ§Ć£o constante: resolvendo sempre os problemas de clientes (e aprendendo com o processo); experimentando sempre (descartando o que nĆ£o funciona e investindo no que deu resultado) e sempre refinando o conceito da sua visĆ£o (a proposta de diferenciaĆ§Ć£o perante os clientes).
  3. ExcelĆŖncia na execuĆ§Ć£o: entrega da proposta de valor de maneira consistente, eficiente e com lucro; investimento forte no desenvolvimento de pessoas, criando barreiras contra a concorrĆŖncia.
  4. Cultura e Valores: Atendimento de 1ĀŖ classe; ambiente de trabalho com energia positiva e equipe motivada; lideranƧa focada em desenvolver pessoas e processos.
  5. BenefĆ­cios emocionais: Indo alĆ©m das caracterĆ­sticas de produtos ou de benefĆ­cios funcionais Ć³bvios; permitindo que os clientes expressem uma parte das suas personalidades atravĆ©s da sua marca e proporcionando experiĆŖncias diferenciadas para os clientes.
  6. Foco em necessidades nĆ£o atendidas: oportunidades de mercado, falhas da concorrĆŖncia, mudanƧas de hĆ”bito do pĆŗblico-alvo, mudanƧas sociais, frustraƧƵes e ā€œirritadoresā€ (coisas que desagradam os clientes).

Com base em tudo isso, desenvolvi uma metodologia que permite Ć s empresas entenderem melhor o que precisam fazer para diferenciar-se se nĆ£o quiserem brigar apenas por preƧo. Afinal de contas, do que adianta aumentar o faturamento se no final a lucratividade diminui? Existe um tipo de crescimento que Ć© enganador e nĆ£o sustentĆ”vel. Com o DecĆ”logo atacamos isso, analisando as causas e o que os clientes realmente valorizam, procuram e estĆ£o dispostos a pagar.

Com estas informaƧƵes vocĆŖ jĆ” tem bastante material para organizar algumas reuniƵes internas e atĆ© mesmo um comitĆŖ de diferenciaĆ§Ć£o. Mas se precisar de ajuda e quiser organizar na sua empresa ou associaĆ§Ć£o um workshop sobre o assunto, para desenvolver com sua equipe ou associados estes assuntos, incluindo questionĆ”rios, avaliaƧƵes, resultados, discussƵes e apresentaƧƵes em grupo e planos de aĆ§Ć£o, fale com a Luciane Michalski, que Ć© quem cuida da minha agenda de palestras e workshops: [email protected]

AbraƧos diferenciados,

RaĆŗl Candeloro

P.S.: Semana de ExpoVM! Depois de um ano de planejamento, finalmente chegouā€¦ temos jĆ” mais de 320 inscritos, vai ser um grande evento, com certeza. Aos que leem agora e jĆ” estĆ£o inscritos ā€“ estamos esperando vocĆŖs! Aos que nĆ£o poderĆ£o participar pessoalmente, na semana que vem falo mais sobre como foram as palestras, mas vocĆŖ pode ir acompanhando as novidades na pĆ”gina da VendaMais no Facebook.

ENTREVISTA

ā€œO maior erro, sem dĆŗvida Ć© misturar os conceitos de marketing com estratĆ©gias de ā€œbonificaĆ§Ć£oā€; seja nos hospitais, nas farmĆ”cias ou nos consultĆ³rios mĆ©dicos. Eu sou totalmente contra esta conduta e acredito que o dinheiro nĆ£o conquista e muito menos fideliza um cliente, mas deixa transparecer a falta de competĆŖncia da empresa em aƧƵes sustentĆ”veisā€.

Confira a entrevista com Fernando Italiani.

PENSQUISA

Pesquisa da UCLA (University of California, Los Angeles)

Participe para ganhar um iPod Shuffle ou R$100!

Precisamos do seu feedback em uma nova produĆ§Ć£o, que permite localizar e gerenciar forƧas de trabalho usando QUALQUER aparelho celular!

Aumente sua produtividade!!

Gerentes de vendas: Chega de fazerem inĆŗmeras ligaƧƵes, ou de checarem seus controles de visitas para descobrirem quais clientes jĆ” visitou. Aumente seu tempo com os clientes e os resultados!

Vendedores: Chega de check-ins e viagens checando o horƔrio para tudo!

Para mais informaƧƵes e uma chance de ganhar um Ipod Shuffle, preencha o questionĆ”rio no link abaixo. Ɖ rĆ”pido, menos de 5 minutos do seu tempo. SĆ£o vĆ”rias chances de ganhar!!

https://www.surveymonkey.com/s/UCLA-Research

OPINIƃO DO LEITOR

Josemar Santos via Facebook ā€“ A Revista VendaMais Ć© excelente. Eu tenho a assinatura hĆ” anos. Me ajuda muito!!!

PARA PENSAR

ā€œAcredite que vocĆŖ pode, assim vocĆŖ jĆ” estĆ” no meio do caminhoā€.
Theodore Roosevelt

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Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um ā€œmini programaā€ do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĆ£o escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĆŗri (no caso, o capitĆ£o do navio e dois de seus assistentes).

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