5 formas de usar mídias sociais para vender mais

Na semana passada falei um pouco sobre a necessidade das pessoas saberem mais sobre Marketing Direto antes de começarem a usar mídias sociais como ferramenta de vendas.

Também prometi 5 ideias rápidas. Aqui estão. Como temos pouco tempo/espaço, e não é função desta e-zine fazer isso, quero reforçar que o objetivo é dar ideias e sugestões, e não dar um passo a passo com instruções básicas sobre como colocar em prática. Essa não é minha função: é a sua. 🙂

Para quem já tem experiência na área, só a ideia já vai ser suficiente. Para quem não tem experiência, melhor contratar alguém que tenha (estas ideias podem ser usadas como briefing).

Mas chega de papo. Aqui estão as ideias. Veja o que você acha, comente e, se tiver alguma outra ideia diferente, comente também! Quem sabe não vira um artigo na VendaMais?

1) Infográficos no Pinterest/Facebook/Linkedin: uma coisa simples que pode ser muito melhor trabalhada pelas empresas são infográficos. (Uma busca rápida por “Como fazer um infográfico” no Google vai lhe dar excelentes ideias).

Minha sugestão aqui é fazer um infográfico de “7 coisas que você precisa saber/perguntar antes de comprar… (seu produto ou serviço)”. Ou seja, 7 (ou 5, ou 10) perguntas que todo cliente deveria fazer ANTES de comprar.

Sugestões parecidas poderiam ser “X coisas que você deve tomar cuidado ao comprar…”, “X maiores erros ao comprar…” e coisas do estilo.

A ideia aqui é EDUCAR os compradores, e fazer isso de maneira visualmente atraente. Infográficos são ótimos para isso.

Você então cria uma lista de coisas que o comprador deveria fazer/saber, cria o infográfico e posta nas suas redes sociais (Pinterest é perfeito para isso, assim como Facebook. Pode ser aproveitado também no Linkedin).

Esse infográfico post deveria levar a uma página do seu site em que a pessoa pode:

a) fazer um teste rápido (respondendo se o seu fornecedor atual tem essas 7 coisas, por exemplo) ou
b) ler um artigo mais completo sobre o assunto, com mais dicas.

Essa página do site termina sempre com um chamado à ação: deixe seus dados para que nós entremos em contato, clique e compre, etc.

2) Twitter + hashtags: a hashtag (símbolo #) virou uma mania entre os twitteiros, que a usam às vezes de maneira errada e exagerada (esta paródia do Justin Timberlake e Jimmy Fallon tira um ‘sarro’ desse exagero: http://www.youtube.com/watch?v=57dzaMaouXA).

Mas quando usada corretamente, a hashtag pode ser bem eficiente. Uma ideia criativa aqui é criar uma campanha de vendas com a sua própria hashtag, mas com um toque social.

Você cria uma hashtag promocional e coloca um contador no seu site. Cada vez que alguém twitta ou retwitta uma mensagem com a sua # promocional, o contador avança +1.

Quando o contador chega a 1000, dispara automaticamente a promoção (20% de desconto, por exemplo).

Um outro pró desta promoção é que, como a pessoa tem que usar a hashtag para receber o benefício, essa hashtag acaba servindo como código de controle – você sabe exatamente de onde esse cliente veio.

Note que a ideia toda é fazer com que as pessoas participando, principalmente as mais ativas e mais interessadas, queiram divulgar a promoção. Afinal de contas, ela só passa a valer quando chegar-se a um número mínimo.

A mesma lógica pode ser usada no Facebook (usando likes/compartilhamentos), Youtube (likes/compartilhamentos), etc.

3) A 3ª ideia é mais simples, mas como vejo que nunca é utilizada, vou falar sobre ela. É simplesmente uma questão de organização e foco.

Nas suas mensagens em mídias sociais, recomendo que você categorize os posts. Assim fica fácil as pessoas filtrarem melhor o que querem, sem irritá-las com material desnecessário (o que faz com que elas acabem parando de seguir você ou descadastrem seu e-mail).

A melhor forma de fazer isso é usando palavras-chave no começo da mensagem, de preferência no título. Funciona muito bem em mídias sociais.

Exemplos de categoria de post/informação que você pode usar:

– [Pré-venda]
– [Lançamento]
– [Novidades]
– [Assista/Vídeo]
– [Brinde]
– [Sorteio/Promoção]
– [Cupom de desconto]
– [Oferta especial]
– [Artigo]

Esse tipo de categorização faz com que, na média, sua taxa de abertura/leitura de mensagens melhore.

4) Ofertas especiais: Crie uma promoção no Facebook só para quem dá ‘likes’ na sua página. A melhor maneira de fazer isso é criando o que se chama de ‘landing page’, uma página inicial customizada que as pessoas encontram quando visitam sua página no Facebook pela primeira vez. Ao dar o ‘like’, ela pode receber um cupom, um e-book, um brinde, etc.

5) Kit surpresa: A 5ª ideia é uma das que mais gosto e que uso com frequência. É o uso de pesquisas entre clientes usando mídias sociais como ferramenta de divulgação. Exemplo que usei recentemente com sucesso foi a pesquisa que fiz sobre os maiores erros cometidos pelos vendedores (na opinião dos próprios vendedores). O resultado da pesquisa virou um artigo, um vídeo e vários posts no FB/twitter. Também usei os resultados no e-mail marketing que vendia o curso on-line Alta Performance em Vendas. O resultado foi um sucesso: chegamos a 700 inscritos.

Você também pode fazer o mesmo: basta fazer uma pesquisa rápida com seus clientes sobre algum tema relacionado à sua área (maiores dificuldades é sempre um tema que repercute) e depois você posta resultados nas mídias sociais.

Isso posiciona você como expert , mas para realmente provocar vendas (ou pelo menos geração de leads/prospects qualificados) você precisa ir um passo além: oferecer algo para download que permita que você capture o nome/e-mail (e, se possível, telefone de contato) dos interessados.  Isso entra num ‘funil de vendas’ onde se faz o follow-up com uma sequência de contatos (geralmente via e-mail).

Isso pode ser feito oferecendo para download/baixar um check-list em pdf, por exemplo, ou uma planilha, uma apresentação em slides, um vídeo, um e-book… enfim, qualquer coisa que ajude o cliente a saber mais (educando o cliente, mais uma vez) ou que ele/ela valorize.

Essas são 5 ideias rápidas e simples para vender mais usando mídias sociais.
Lembrando, de novo, que o objetivo é dar ideias e sugestões, e não dar um passo a passo com instruções básicas sobre como colocar em prática.

Essa não é minha função hoje: é a sua. 🙂 (e justamente por isso existem agências de webmarketing para ajudar – só não se esqueça de perguntar se elas têm experiência com Marketing Direto!).

E você: o que tem feito de diferente para vender mais através de mídias sociais?

Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro

 

Artigo da semana

As empresas e a sua sobrevivência

Por Anderson Rocha

Foi-se o tempo em que as empresas empurravam o que tinham e os clientes, aceitavam pacificamente o que lhes eram oferecidos. Hoje, a postura do cliente mudou, fazendo uma verdadeira revolução na maneira das empresas atuarem. E aí é que se encontra o grande desafio das empresas, moldar produtos e/ou serviços de acordo com os anseios dos clientes. Tarefa difícil, mas de fundamental importância para a sobrevivência, num ambiente em constante mudança e de extrema competitividade.

Além disso, a cada dia mais os clientes estão mais exigentes e conscientes dos seus direitos. Para atender, satisfazer, surpreender e encantar é preciso ser veloz e inovador. Mas para se chegar a essa situação é de fundamental importância que as pessoas que fazem parte das empresas estejam motivadas, entusiasmadas e comprometidas com o que fazem.

Produtos e serviços de qualidade decorrem do compromisso pessoal e do prazer de trabalhar. A dignidade no tratamento aos colaboradores, abertura nas relações interpessoais, espaço para a participação e o diálogo são fatores determinantes. Pessoas irritadas e perplexas diante do ritmo acelerado das mudanças têm encontrado dificuldades de adaptação e convivência harmônica consigo, com os outros e consequentemente com o trabalho.

Ainda que definir as pessoas como uma prioridade não seja um modelo de negócios popular atualmente, não enxergo outra maneira para se alcançar o sucesso.As pessoas produzem mais e melhor quando se sentem bem. Colaborador feliz é igual a aumento de produtividade e mais lucro. Infelizmente, muitos ainda não entenderam essa equação de sucesso.

São as pessoas que produzem, vendem, servem aos clientes, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. Ao se falar de organizações, forçosamente se fala em pessoas que as representam e que lhes dão vida e personalidade própria.

Os investimentos que muitas empresas fazem no sentido do crescimento técnico e profissional desvinculado do desenvolvimento humano integral acaba por ter efeitos de curto prazo. É essencial que estes programas também trabalhem com atenção, respeito, cooperação, feedbacks adequados, elogios, comunicação, reconhecimento e estímulo ao crescimento pessoal.

Entender como atrair e reter os jovens também é outra questão de sobrevivência para as organizações, que precisam investir tempo e dinheiro neles.

Como os jovens não estão mais submissos às empresas, ao lado de bons salários, crescimento e desenvolvimento profissional, um bom ambiente de trabalho e uma relação de confiança são pontos que fazem uma grande diferença para a sua retenção. Torna-se fundamental, que as organizações apontem o quanto os jovens estão contribuindo para o crescimento do negócio e sinalizem qual o caminho para agregar ainda mais valor ao trabalho. Para isso é necessário criar canais de comunicação mais eficazes. Algumas empresas não têm poupado esforços em melhorar os canais internos de comunicação: cafés com os líderes, feedbacks constantes, reuniões de bom dia ou boa tarde, que recebem até nomes próprios, além de muitos outros canais que estão sendo criados.

Atualmente, vivemos uma fase de grande transição nas organizações, em que as pessoas devem ser enxergadas, escutadas e valorizadas. A principal vantagem competitiva das empresas e a sua sobrevivência dependem das pessoas. As pessoas que determinam o sucesso ou fracasso de um negócio. O sucesso das empresas é ou deveria ser o sucesso das pessoas que as compõem.

Anderson Rocha – Professor e Palestrante- www.andersonrocha.com.br

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