3 passos para o sucesso

Site VendaMais

3 passos para o sucesso

 

Olá.

O fim do ano costuma ser um momento de reflexão. É hora de parar e reavaliar como foi o ano e o que você deseja para 2011.

Em 2010, muitos assuntos foram debatidos na VendaMais. Se olharmos apenas para as nossas capas, discutimos os segredos dos clientes, como transformar o cliente em vendedor, o melhor ano para as suas vendas, os desafios de conciliar filhos e carreira, 16 ferramentas que todo vendedor tem de ter, como parar de reclamar e aproveitar as oportunidades, o que fazer para ter lucratividade, eu amo vender, vendas velhas, como se tornar um milionário, como perder um cliente em dez dias e o Decálogo do Cliente.

Entretanto, para este fim de ano, gostaria de debater com você um dos assuntos abordados e que acredito ser crucial para essa fase de reflexão: a reclamação. Fizemos uma matéria muito comentada pelos nossos leitores sobre o tema pare de reclamar. Muitos nos contaram histórias de que têm feito o possível para não cair nessa tentação (alguns admitiram que ainda não conseguem) e outros disseram que têm em suas equipes de trabalho pessoas negativas, que só sabem fazer isso.

Um aspecto importante a perceber é que não são os fracassos e as descrenças que movem uma empresa, mas sim o sucesso. Aquilo que você faz certo e em que é realmente bom é que vai garantir a sua permanência no mercado.

Por isso, neste fim de ano, mais que fazer promessas e desejos para 2011, quero propor uma reflexão: lembre-se de três coisas que foram cruciais para você atingir o sucesso, fazer uma mudança importante ou permanecer fazendo o que gosta. Vamos lá, preencha mentalmente:

1.
2.
3.

E, agora, faça uma análise utilizando a ferramenta 5W2H para entender o que levou você a atingir essas três coisas. Quem já conhece a VendaMais está superacostumado a utilizar essa ferramenta. Para quem ainda não conhece, a ideia é analisar:

  • O que você fez?
  • Quem foi crucial para ajudá-lo?
  • Como você fez?
  • Onde fez?
  • Quando aconteceu?
  • Quanto foi necessário? – aqui entram recursos, tempo e, é claro, dinheiro.
  • Por que você fez?

A técnica tem esse nome porque sua origem é do inglês e consiste em responder sete perguntas: “What?", "Who?", "When?", "Why?", "Where?", "How?" e "How much?”. Ou seja: “O que?", "Quem?", "Quando?", "Por quê?", "Onde?", "Como?" e "Quanto custa?”.

Após avaliar os principais acertos deste ano, você estará muito mais otimista e pronto para encarar o próximo. E que venha 2011!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

3 passos para evitar a ansiedade do fim de ano

Por Mariliz Vargas

Quando você sente que a tarefa que está à sua frente é maior que você, está sofrendo de ansiedade. É um estado comum no fim do ano, pois os compromissos se avolumam e sentimos dificuldade em administrar o tempo para dar conta de tudo. Por isso, siga estes três passos para amenizar a ansiedade:

  • Passo 1 – Não sobrecarregue sua mente pensando e repensando nas atividades que precisa realizar. Organize-se fazendo uma lista de tarefas. Colocar no papel vai permitir que a lista saia da sua cabeça e fique na sua agenda, medida que evita que sua mente remoa insistentemente aquilo que precisa ser feito.
  • Passo 2 Cuide da sua cabeça. Faça meditação, ou melhor, interiorização, aliviando sua mente da sobrecarga de compromissos. É importantíssimo que você aprenda a dominar seu equipamento mental para evitar que ele sobrecarregue seu corpo com excesso de medo e preocupação.
  • Passo 3 Desfrute deste momento de fim de ano. A ansiedade nos faz viver a ilusão de que o prazer e a alegria são estados que somente viveremos quando todos os nossos problemas estiverem resolvidos. Isso é uma ilusão. Precisamos nos tornar capazes de curtir o momento, seja ele qual for. Nesse caso da correria de fim do ano, curta e aproveite os seus passeios aos shoppings e às lojas, a preparação para as festas e os encontros com familiares e amigos. Sem dúvida, todos esses eventos implicam em trabalho e em muitos contratempos, mas tudo isso faz parte da vida. Aceitar essa realidade lhe dará condições de aproveitar todos os momentos deste seu fim de ano sem ansiedade, mas com alegria e paz no coração, pois esse é o verdadeiro sentido e a verdadeira essência do Natal.

Mariliz Vargas é psicóloga e autora da coleção Despertar da consciência, que contempla os livros A sabedoria do não, Você é mais forte que a dor e Viver na luz.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Mariliz Vargas, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para conferir este artigo na íntegra, acesse a comunidade e leia o texto As chaves da venda.

OPINIÃO DO LEITOR

“Aprecio muito, todos os meses, o conteúdo da revista VendaMais e a criatividade dos criadores das capas dela. O conteúdo é sempre excelente. Sou assinante há vários anos e não penso em deixar de assinar. Confio no trabalho proposto e, nesses casos, a confiança, além de tantos outros fatores, é fundamental.”
Paulo Sérgio Buhrer

PARA PENSAR

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”
Charles Chaplin

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima