1) Se o PIB vai cair 1%, foque nos outros 99%. Ainda são quase cinco trilhões “na mesa”. Qual será a sua fatia desse bolo?
2) Se sua empresa não está vendendo é porque tem algo errado em sua gestão. É melhor avaliar sua competência e desenvolver suas habilidades do que ficar culpando a crise.
3) Em momentos difĂceis, os que estĂŁo mais preparados nĂŁo ficam com medo das dificuldades, pois sabem como enfrentá-las. Esse Ă© o perĂodo em que as empresas que fazem um trabalho sĂ©rio se destacam.
4) Qual será a sua visão diante do mercado recessivo? Baixar a meta ou buscar formas diferentes de alcançá-la? As respostas para essas perguntas separam profissionais de alta performance dos profissionais de baixa performance.
5) Economia indo bem, economia indo mal, sempre tem empresa crescendo. Lembre-se disso e faça parte desse grupo mesmo com a crise.
6) Para se manter ativo durante a crise não basta apenas buscar novos clientes, é preciso criar ações para fidelizar quem já compra com você.
7) Aumente a frequência de contato com seus clientes para fortalecer o relacionamento. O contato não deve ter apenas viés comercial, mas sim informativo e educativo, para criar um elo com seu público. Isso vai ajudar a manter sua marca na mente do cliente.
8) Venda mais mix! Além do que os seus clientes atuais já compram, avalie se há mais itens do seu portfólio que poderiam servir para eles. Não é tempo de perder oportunidades!
9) Os clientes estão mais exigentes e a concorrência mais acirrada. Para se destacar, você precisa de um diferencial além do preço. A excelência no atendimento é o melhor caminho para isso. Você tem treinado sua equipe?
10) Quanto menor for a carteira de clientes do vendedor, melhor ele conseguirá gerenciar seus consumidores, vender o mix e se comunicar com eles. Analise de perto as carteiras dos profissionais da sua equipe e não deixe que elas cresçam demais.
11) Muita gente reclama que o governo não toma as atitudes necessárias para conter a crise. Mas será que você, aà em sua empresa, está tomando as decisões importantes para enfrentar o mercado recessivo?
12) Liderança nĂŁo Ă© um concurso de popularidade. Seu papel como lĂder Ă© apontar a melhor direção, defendendo os interesses do grupo, e nĂŁo interesses pessoais.
13) Ao invĂ©s de sair em uma caça sangrenta aos clientes, realize uma prospecção focada, pensando no seu perfil de cliente ideal (PCI). Para entender qual Ă© este perfil, liste os seus cinco melhores clientes e enumere as caracterĂsticas que eles tĂŞm em comum. Essas informações desenharĂŁo o seu PCI.
14) Vale mais a pena lutar por um cliente difĂcil que realmente trará resultados efetivos, do que ganhar vários clientes que nĂŁo contribuirĂŁo em nada para o seu crescimento.
15)Â A perda de alguns clientes durante a recessĂŁo pode ser uma coisa boa. Esse Ă© um excelente momento para permitir a rotatividade natural e, aĂ, quando for prospectar, procurar clientes que tenham o perfil exato que vocĂŞ quer.
16) Em tempos difĂceis, o lĂder precisa ser uma referĂŞncia de positividade para sua equipe. Se o lĂder começar a perder energia, passar a achar que nĂŁo vai dar certo, contaminará a equipe imediatamente.
17) NĂŁo coloque todo o peso dos resultados sobre suas costas. Crie um comitĂŞ com os grandes lĂderes da empresa e tomem decisões em conjunto.
18) Manter uma atitude positiva nĂŁo significa menosprezar as dificuldades, Ă© uma questĂŁo de ter consciĂŞncia da situação difĂcil, mas com confiança de que Ă© possĂvel superá-la.
19) Não foque apenas no trabalho operacional. Separe um tempo para pensar com calma nas estratégias necessárias para fortalecer sua equipe.
20) Cuide da sua alimentação, da sua saĂşde psicolĂłgica, emocional e fĂsica. Se vocĂŞ vai ser a referĂŞncia de energia positiva esse ano, precisa estar bem como pessoa.
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Raul Candeloro e Marcelo Caetano conversam por mais de 45 minutos sobre o que você leu neste artigo e muito  mais.