12 passos para alcançar uma meta

Todos os anos escolho um assunto para estudar com profundidade e este ano o tema é ‘alta performance’. Na verdade, este ano criei uma novidade para mim mesmo: ao invés de só escolher um tema, escolhi uma pergunta para tentar responder. Para 2013, a minha pergunta é “por que algumas pessoas conseguem resultados excepcionais e outras não?”

Obviamente isso é assunto para discussões infindáveis, diversas opiniões e material que não acaba mais.

Mas comecei a notar uma certa consistência em algumas coisas que se repetem, principalmente na forma como as pessoas que atingem suas metas e objetivos de maneira consistente PENSAM.

Em breve devo lançar um curso ou livro sobre o assunto, com os resultados de tudo que estou pesquisando, mas por enquanto estou apenas fazendo centenas de anotações num grande caderno que comprei só para este projeto. (Uma rápida prévia foi feita com muito sucesso com o Metas: Desafio dos 30 Dias que criei no Facebook, com a participação de mais de 500 pessoas).

Baseado em tudo que tenho lido até agora, criei um passo a passo das pessoas que têm sucesso e alcançam suas metas e objetivos parecem sempre seguir, mesmo que inconscientemente.

São 12 coisas que você precisa fazer para atingir um objetivo:

  • Imaginação
  • Crença
  • Planejamento
  • Ação
  • Resistência
  • Avaliação
  • Resolução
  • Confiança
  • Grande Dúvida
  • Persistência
  • Hábitos
  • Sucesso
  1. O primeiro passo é o da Imaginação, para definir claramente seu objetivo.
  2. O segundo passo é o da Crença, onde você começa a acreditar que pode conseguir realmente atingir aquilo.
  3. O terceiro passo é do Planejamento, onde você começa a planejar o que precisa fazer para alcançar a meta, quais obstáculos precisa superar, quem pode ajudar, que competências precisa desenvolver.
  4. O quarto passo é talvez o mais importante – Ação: começar, colocar em prática, ter a iniciativa de fazer algo de concreto, por menor que seja. O importante aqui é fazer a roda começar a girar, mesmo que devagar.
  5. O quinto passo é o da Resistência, onde uma parte do seu cérebro começa a tentar convencer você de que é melhor ficar aonde está (na Zona de Conforto).
  6. O sexto passo é o da Avaliação, onde você avalia o que está fazendo, o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e qual o ajuste de rota que precisa ser feito.
  7. O sétimo passo é o da Resolução, onde você supera a Resistência e continua colocando seu plano em ação.
  8. O oitavo passo é o da Confiança, onde você começa a ver avanços e a ter certeza de que realmente aquilo vai acontecer e você vai atingir sua meta.
  9. O nono passo é o da Grande Dúvida, onde a Resistência reaparece, desta vez com força redobrada, principalmente se começarem a aparecer muitos obstáculos ou contratempos (é onde a maior parte das pessoas desiste).
  10. O décimo passo é o da Persistência, onde você domina e conquista a Resistência, fazendo-a trabalhar a seu favor.
  11. O décimo primeiro passo é a criação de Hábitos Vencedores. Os comportamentos, iniciativas e atitudes que precisa ter para atingir sua meta já foram incorporados, assimilados e fazem parte da sua rotina.
  12. O décimo segundo passo é o do Sucesso: você alcança a meta.

De tudo que estudei até agora, e se é que podemos falar de fórmulas para situações como essa, esta lista com os 12 passos é o que mais se aproxima, em minha opinião, do que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo.

Para os amantes do livro “O Segredo”, sinto desapontá-los, mas mais uma vez reforço que o considero bastante incompleto, superficial e ENGANADOR, pois ele aborda apenas o 1º passo, justamente o mais fácil (e são 12 – faltaram 11!).

Abraço, sucesso,

Raúl Candeloro

P.S. I: Se gostou deste texto, com certeza vai gostar ainda mais dos meus artigos na newsletter semanal Gestão em Vendas. Ideal para gerentes, supervisores e líderes de vendas que querem mandar um artigo por semana para sua equipe de vendas. Mais informações: www.gestaoemvendas.com.br

P.S. II: Esta semana adicionamos novos vídeos ao Canal VendaMais. São entrevistas que fiz durante as ExpoVendaMais com alguns dos maiores especialistas em Vendas do Brasil, como Claudio Diogo, além de palestrantes internacionais, como Paul Spiegelman (Small Giants) e Ian Brooks, autor de “Seu Cliente Pode Pagar Mais”. O Canal VendaMais é perfeito para quem quer treinar sua equipe de vendas com os melhores vídeos disponíveis hoje no mercado. Mais informações: www.canalvendamais.com.br

Entrevista

“A felicidade está ao nosso alcance. Vamos aproveitar tudo de bom que a natureza e a vida nos oferecem.”

Confira a entrevista com Lilly Paes Barreto, autora do livro: Os Bípedes Também Deixam Rastros.

Artigo da semana

Criatividade em Vendas – Campanhas Internas

Por Rondinelli Maia de Souza

Quem trabalha na área de vendas, sabe o quanto é importante manter uma equipe motivada, por isso, é importante realizar ações de endomarketing para fazer a diferença no faturamento e nas metas de vendas.

Para obter resultados satisfatórios em vendas, é necessário sair da rotina, fazer algo diferente! Principalmente no varejo, onde exige-se dinamismo e motivação diária. O grande segredo de uma campanha de vendas é fazer com que todos os vendedores se sintam envolvidos na campanha, não deixar a campanha com uma longa duração, pois pode correr o risco de cansar os vendedores e acabar caindo na rotina. Uma vez, fiz uma campanha interna de vendas que fez o maior sucesso. Sabe por quê? Porque inseri o futebol, esporte mais praticado pelos brasileiros e porque foi no ano de copa do mundo! O nome da campanha foi Goleada de vendas.

Veja como foi o regulamento:

  1. Coloquei em uma caixa, papéis com os nomes dos produtos que faziam parte do mix da loja. 
  2. Foram formadas através de um sorteio duplas que representavam uma seleção. 
  3. Cada dupla, se dirigia a caixa e pegava 3 papéis com os nomes dos produtos.
  4. Cada mercadoria vendida (do papel retirado) era considerada GOL. Obs: lembrando que dei um peso maior na venda de móveis, pois a rotatividade era menor, ou seja, cada venda de móveis era considerada 2 gols. Cada gol marcado merecia até narração da jogada no som ambiente da loja, estimulando ainda mais a competitividade. 
  5. Ganhava a partida quem marcasse mais gols no final do dia e o grande campeão era o que conseguisse mais vitórias no confronto direto. 
  6. A dupla campeã (seleção) ganhou troféu, medalha, foto estampada na loja e uma recompensa em dinheiro. Também foram premiados o artilheiro, segundo e terceiro lugar. 

Nesse mês de campanha, o faturamento da loja dobrou, a venda de móveis subiu 40% e o clima organizacional aumentou ainda mais e de quebra: saiu na Revista VendaMais.

Essa foi uma experiência fantástica que levarei por toda vida, uma simples ideia que trouxe grandes resultados!

Rondinelli Maia de Souza (Twitter: @comeceidozero) – é Supervisor de vendas na SKY BRASIL

Parabéns! Você conquistou a Cerfificação VendaMais

Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem não tem!

Confira o mais novo aprovado: 

Victor Gonçalves Pereira – 185

Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!

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